Pergunta de Noe Severo

Nome: Noe Severo
Cidade: Paraguassu – AC
Pergunta: Tenho em meu jardim aproximdamente 10 Jerivas, ocorre que dois deles estão apresentando rachaduras no caule, como se fosse apodrecimento, como posso resolver? Tem solução? Desde já agradeço a atenção.



Resposta:

Olha só Noe,

 

Esses jerivás, pelo que tudo indica, foram infestados por resinose. É um fungo que ataca coqueiros e outras plantas jovens ou adultas. Caracteriza-se pelo escurecimento e intumescimento da casca, formando rachaduras verticais no estipe (tronco), seguidos de intensa exsudação de goma. Abaixo da casca do jerivá, observa-se um escurecimento dos tecidos o qual se prolonga até a parte interna. Ocorrem também amarelecimento e queda de folias.

Deve se evitar ferimentos na planta, desinfetar tesouras, facão e qualquer outra ferramenta para não contaminar os outros.

Lhe aconselho fazer uma espécie de cirurgia de limpeza com um canivete ou faca bem afiada, retirando todo o tecido afetado e queimando-o em seguida, depois aplique pasta bordalesa ou um fungicida à base de cobre, nas rachaduras.

 

Seguramente os coqueiros carecem de alguns nutrientes como: enxofre, boro e cobre. Recomendo uma adubação, para cada jerivá, feita com:

 

* 300 g de superfosfato simples;
* 50 g de bórax;
* 10 g de uréia, misturada com 1 litro de água e aplicada com regador no pé. Repetir 3 vezes com um intervalo de 30 dias;
* 50 g de sulfato de potássio.

 

Isto vai resolver. Abraços,

Data da pergunta: 05/01/2011 22:34:29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *