Pergunta de Neyla Caroliny Gomes Silva

Nome: Neyla Caroliny Gomes Silva
Cidade: Belo Jardim – AC
Pergunta: Olá Raul, moro no interior de Pernambuco e estou construindo a minha casa. No meu projeto existe um jardim de inverno dentro de casa. Gostaria de saber com vc quais as espécies que poderia colocar nesse espaço. Uma delas seria orquídea. Gostaria de algumas ideias também sobre hortas (como plantar e conservar o espaço). Agradeço a sua atenção. Um abraço.

Neyla Caroliny



Resposta:

Cara Neyla,

Quando me diz que mora no interior de Pernambuco imagino que deve ser em uma região semi-árida ou até em alguma região serrana. Mas mesmo que sejam próximas do litoral, as temperaturas são ideais para o desenvolvimento de espécies tropicais. Por esse motivo talvez, não devamos chamar esse espaço de jardim de inverno, a não ser que sua cidade seja Garanhuns, onde tenho entendido que a temperatura, no inverno, pode chegar aos 10°.

Não vou sugerir espécies que agüentem esse clima, ao final das contas agüentar não é a melhor forma de viver. Vou aconselhar plantas que se sintam “em casa”.

Vamos lá:

Bom, sobre hortas poderia falar muito, mas muito mesmo, mas, convenhamos que o tema seja extenso demais, já que nas hortas cada planta tem uma necessidade nutricional específica. Alface precisa de um adubo para o desenvolvimento das folhas, já a cenoura necessita de um estímulo para que suas raízes, cor de laranja, fiquem grandes e substanciosas e, em contra partida, o tomateiro requer um manejo para fornecer frutos suculentos.

 

Em todo caso Neyla, você deu uma idéia ótima para que eu possa abordar nos próximos posts.

 

Abraços,
Raul.

Data da pergunta: 01/10/2009 15:40:07

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *