Pergunta de Mauro Pereira da Rocha

Nome: Mauro Pereira da Rocha
Cidade: Ribeira das Neves Minas Gerais – AC
Pergunta: Raul tenho uma e dúvida e gostaria de esclarecer. Qual a melhor época de se fazer a cobertura de um jardim e qual o adubo deve ser usado, quimico ou organico.



Resposta:

Pois é Mauro!

A época propícia é primavera, que é quando as plantas acordam de um período de dormência é aumentam o número de folhas e também florescem mais.
Com respeito aos adubos, isto é um velho assunto em discussão, já que há os que defendem os orgânicos e, por outro lado, estão os que recomendam àqueles formulados quimicamente.

Eu, pessoalmente, opto pelo uso misto, com ênfase naqueles encontrados naturalmente, como é o caso do estrume animal, da galinaça, das boas compostagens obtidas do lixo doméstico, dos adubos verdes, que são o resultado de plantas cultivadas que, no momento da floração são enterradas, das turfas, do húmus de minhocas, dos compostos de algas marinas, da emulsão de peixe, da farinha de ossos ou de sangue, da torta de mamona ou de algodão, do extrato pirolenhoso e alguns outros.

No entanto às vezes precisamos corrigir alguma deficiência específica e é aí onde entram os fertilizantes químicos, aqueles conhecidos como NPK, com inúmeras formulações para suprir a planta com um determinado macro ou micro nutriente.

Por isso se faz necessária uma análise do solo, que indicará o procedimento ideal para cada caso. Acho que a presença de um profissional ( engenheiro agrônomo ou biólogo) ajuda muito em determinados casos.

Abraços,
Raul.
 

Data da pergunta: 14/10/2009 14:53:18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *