Pergunta de Mary Hellen Von Ancken

Nome: Mary Hellen Von Ancken
Cidade: Peruibe – AC
Pergunta: Bom dia, Raul tenho um manacá da serra ainda pequeno, plantei ele a uma semana e me falaram que adubá-lo com esterco de boi é excelente.Gostaria de saber, quanto devo colocar de esterco no meu manacá? e qual é o tempo da adubação? Posso adubá-lo todo mês?? Desde já fico muito agradecida com sua colaboração.



Resposta:

Olá Mary Hellen,

 

Esterco de boi é uma matéria orgânica excelente, desde que muito bem curtido e seco; melhora o estado físico do solo, facilitando a penetração das raízes. Entretanto, apesar do manacá ser rústico e dispensar maiores cuidados, lhe recomendaria adubá-lo da seguinte maneira:

– 50g de NPK 04-14-08;
– 300g de calcário dolomitico;
– 200g de Yoorin Master;
– 10 litros de esterco de gado, curtido.

 

Estes elementos devem ser incorporados ao solo, de modo a penetrar até uma profundidade de pelo menos 10 cm; sendo que, o calcário deveria alcançar camadas mais fundas, para promover o desenvolvimento radicular. Se fizer vários furos (20 a 25) até 40 cm de profundidade, a uma distância de 20 cm do tronco da muda, com ajuda de um cabo de vassoura, o calcário vai atuar mais e melhor.

 

Não são necessárias outras adubações até o próximo mês de outubro. Em setembro escreva contando dele e assim poderei formular os nutrientes mais eficazes.

 

Abraços,

Data da pergunta: 03/01/2011 21:54:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *