Pergunta de Mary Hellen Von Ancken

Nome: Mary Hellen Von Ancken
Cidade: Peruibe – AC
Pergunta: Caro Raul bom dia, venho por este mais uma vez lhe pedir que me ajude, pois estou com um problemão.Meu canteiro de onze horas está infestado de um bichinho que se parece com uma centopéia.Procurei imagens dela na internet e estou lhe enviando pois as fotos que tirei não ficaram tão nítidas como esta.Na internet encontrei com o nome de Milipede.Gostaria de saber se isto é uma praga ou se é benéfica pois tem muitas, muitas mesmo, na minha jardineira.Desde já lhe agradeço. Um grande abraço.



Resposta:

Vou tentar ajudar Mary Hellen,

Embora não seja um especialista, acho que as centopéias, os piolhos de cobra e as lacraias são bastante parecidos na aparência e nos hábitos. Comem aranhas, vermes e outros insetos, além de detritos, como matéria vegetal morta e madeira podre, por isso são bons produtores de substâncias orgânicas e adubo natural, estando ligados com ambientes ricos em húmus. Todos têm garrinhas venenosas que usam contra os predadores, sem perigo as pessoas nem as crianças, a não ser quando alérgicos.

Elas proliferam, especialmente nas épocas de calor e umidade. Não as considero praga. Entretanto, se a colônia aumentar demais, pode controlá-las com calda de alho.

Receita:

Esmague 4 dentes de alho e coloque-os em 1 litro de água, deixando descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água, misturando bem para a calda ficar homogênea. Pulverize o canteiro de onze horas, repetindo a aplicação 10 dias depois.

Abraços,

Raul
 

Data da pergunta: 31/01/2011 21:54:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *