Pergunta de Marta Lima

Nome: Marta Lima
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Replantei um pé de limão em um vaso grande, só que faz mais de seis meses e ele depois de cair e secar a maior parte das folhas as que brotaram estão amarelando e ele não está crescendo. O espaço dp meu canteiro é pequeno e se eu plantá-lo no canteiro dividirá espaço com um pé de laranja e de acerola. Isso é possível?
Outra pergunta: posso plantar araça boi próximo ao muro entre as plantas citadas ou é melhor plantá-lo em um vaso vaso. Ganhei a fruta do Espírito Santo e plantei a semente. Já está dando a muda.
Desde já agradeço a resposta.



Resposta:

Oi Marta.
A queda das folhas é uma estratégia de sobrevivência da planta, visto que ela deve ter perdido boa parte das raízes absorventes no processo de transplante. Cada planta precisa de um espaço mínimo para seu crescimento pleno. Pra você ter uma ideia num pomar comercial as plantas de laranja podem ser plantadas num espaçamento de até 6 x 7 metros. Ao plantar uma árvore num vaso você está reduzindo esse espaço do crescimento radicular. Deve então compensar isso fornecendo mais nutrientes e água num menor volume de terra. Procure fazer uma adubação química no vaso (04-14-08); podes também utilizar húmus. Quanto às outras plantas, procure não adensar muito seu plantio nem plantar muito próximo a muros para evitar problemas futuros.
Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 27/04/2013 10:15:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *