Pergunta de marinei silva

Nome: marinei silva
Cidade: camaçari – AC
Pergunta: olá bom dia… tenho varias palmeiras imperial com mas de dois metros no meu sitio e gostaria de plantar algumas delas na minha casa da cidade.. gostaria de saber como faço para retira-las sem que danifique a planta… obrigada pela atenção.



Resposta:

Olá, Marinei.
A planta deve ser preparada por alguns meses antes do transplante e é preciso escolher uma época adequada, observando-se questões climáticas. A época preferencial para o transplante é o final do inverno. Se na sua região tiver um período seco e outro chuvoso, faça o transplante antes do período das chuvas ou durante este.
A partir do tronco da palmeira é preciso medir uma distância mínima de 01 metro e realizar a cura ou corte lento e gradual das raízes, de modo a preparar a planta para o transplantio. É preciso colocar um substrato leve e bem poroso no local da terra retirada e das raízes cortadas, de modo que ele possa fornecer água e nutrientes até o transplante.

Veja um exemplo de transplante no vídeo do link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=rvpMo7wa_mE

Outra prática interessante consiste em atar as folhas da palmeira de modo a diminuir a perda de água na fase inicial pós-transplante e fazer irrigações frequentes.
Abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 11/10/2013 9:17:59

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *