Pergunta de MARÍLIA OLIVEIRA

Nome: MARÍLIA OLIVEIRA
Cidade: porto alegre – AC
Pergunta: Plantei diversas mudas em meu sítio, tanto frutíferas (manga, carambola, romã, pitanga, jabuticaba, figo, acerola, araçá, dentre outras) como árvores de sombra (flamboyant, guapuruvu, jacarandá caroba, chal-chal) e algumas ornamentais, tipo manacá-da-serra, alamanda, Tibouchina, escova-de-macaco, jasmim, dentre outras) e noto que elas se desenvolvem muito lentamente. O meu manacá por exemplo, plantei no inicio de 2014 e ele não floresceu, nascem folhinhas, brotinhos mas não desenvolvem. A minha alamanda quando plantei floresceu bem bonita, e agora parece que está morta, os galhos secos. Será que falta algum nutriente? Gostaria de saber como fazer a adubagem de mudas depois de plantadas, o que posso utilizar para ajudar as plantas a se desenvolverem? Será o frio, pois moro no RS? Como poço protegê-las do frio, se for isso? Obrigada!



Resposta:

Olá Marília,
O ideal é sempre fazer uma boa adubação na cova antes do plantio, momento em que é possível depositar os nutrientes mais próximos do local onde serão prontamente absorvidos. É interessante utilizar calcário para neutralizar a acidez do solo e o alumínio, um mineral naturalmente presente e que é tóxico, usar adubo químico NPK e adubação orgânica. Caso você não tenha feito isso no começo, faça agora; porém com uma eficiência muito menor e mais demorada.
Como esse ano não fez frios muito intensos no RS até o momento esse não foi o seu problema. O frio apenas retarda um pouco o crescimento; a partir da primavera e verão as plantas crescem mais vigorosamente.
Esperamos ter ajudado!
Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias
*colaborou com a resposta o engenheiro agrônomo Marcelo Klein

Data da pergunta: 04/08/2014 11:53:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *