Pergunta de MARIA MARTINS

Nome: MARIA MARTINS
Cidade: ROLANDIA – AC
Pergunta: Boa tarde. eu acabei de me mudar de S>P pra Rolandia -PR e no meu quintal na parte da frente da casa onde era e sera meu jardim tem um pé de mixirica polkam,ele deu bastente frutos o ano passado ficou completamnete carregado e este ano carregou denovo,so que estou observando que os frutos estão caindo e as folhas estão amarendo e também percebi que ha fungos em seus troncos..eu acabei de tirar a grama que estava em volta dele e por cima de suas raizes,e percebi que suas raizes estão aparecendo não estão abaixo da terra….tem alguma coisa que posso fazer pois não quero perder este pé de fruta,,o espaço dele é grande e pega bastante sol está em uma posição boa…obrigado



Resposta:

Boa tarde Maria,

Sem ver a muda é difícil um diagnostico preciso. A mexerica pode ter sido atacada por brocas, fusariose, gomose, verrugose ou outras doenças fúngicas. Recomendo procurar, em uma casa de produtos agrícolas, um especialista que, através de uma amostra e/ou fotos, possa encontrar o produto adequado para solucionar esse problema.

De qualquer maneira pode aplicar uma calda viçosa que atua, também, como adubo foliar e tem como base a calda bordalesa enriquecida cobre, zinco, magnésio, boro e nitrogênio.
Para preparar a calda viçosa use:

50 gramas de sulfato de cobre;
10 a 20 gramas de sulfato de zinco;
80 gramas de sulfato de magnésio;
10 a 20 gramas de ácido bórico;
40 gramas de ureia;
80 gramas de cal hidratada.

Depois pulverize a muda a cada 10 dias, por 5 vezes.

Abraços

Data da pergunta: 15/02/2013 14:11:31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *