Caiu o miolo da minha pata-de-elefante. O que fazer?

Nome: Maria Lucca
Cidade: palmitod – SC
Pergunta: Minha pata de elefante caiu o miolo como se estivesse podre, pq isso ocorreu e o que devo fazer?

Resposta: Olá, tudo bem?
Pode ter ocorrido por diversos motivos, mas, no
entanto, deve ser realizado uma poda com instrumento de corte bem afiado e
esterilizado. Após colocar pasta cicatrizante com fungicida para diminuir
possíveis danos. Na ausência de pasta cicatrizante, vem sendo utilizado
parafina, para evitar a ação de patógenos.

OBS.: Tenha cuidado para não encharcar o substrato da planta.

Espero ter ajudado.

Fágner Henrique Heldt

Biólogo

Data da pergunta: 08/12/2016 10:07:38

Um comentário
  1. Tenho duas patas de elefante que comprei já bem adulta. Fui mal orientada e acabei regando elas na pata mesmo. Notei que uma delas estava com folhas amareladas e sem tanta vida. Chamei um outro jardineiro e foi pior ainda, ele bateu na pata da planta e disse que estava podre. Chegou a fazer um buraco na pata e enfiar a mão, a fim de mostrar que estava certo.Peço ajuda! O que faço? Ela não está morta! Gostaria de recuperá-las. No lugar agredido na pata eu fecho com algo? Como faço para desenchacar o solo? Coloco algum adubo nela? Por favor, me orientem! Obrigada!

    1. Olá, Ana. O local do corte já deve ter cicatrizado as células mais externas. Não há necessidade de aplicar nada. Se o local for muito úmido, você deve regar “para menos” até que a terra volte a ficar normal. A pata-de-elefante gosta de local com sol pleno e deve ser adubada na terra ao redor da planta, pelo menos a cada três meses, mas no momento, como ela está passando por um processo de regeneração, não convém aplicar nenhum produto (pois poderia prejudicar ao invés de ajudar).
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  2. Bom dia, ao transportar a minha pata de elefante o miolo dela quebrou, ela chega a ter quase 2 metros de altura, oque esse acidente pode causar a minha planta? Estou muito preocupado.

  3. minha pata de elevante já tem mais de 2 metros e não morreu, mas devido a um jardineiro desorientado deixou cair a ponta, como proceder

  4. Bom dia, meu vizinho tava rebocando o muro e caiu cimento sobre minha pata de elefante, meu filho arrancou todas as folhas, achando que ia nascer novamente, mais já se passou mais de 6 meses e nada, será que ela morreu ? O que posso fazer?

    1. Olá, tudo bem? Esta espécie possui um crescimento bem lento, mas ela tem bastante reserva e pode se recuperar, emitindo novas folhas. Garanta que ela continue sendo cuidada, com água e adubação regularmente, para que nasçam novas folhas o quanto antes.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  5. Boa tarde. Minha pata de elefante perdeu todas as folhas. Foram caindo e agora está só o caule. Ela esta plantada em um vaso de cimento. Eu rego pouco e ela fica em sol pleno. Por favor me ajudem.

    1. Olá, tudo bem?
      Como ela está sem folhas, deve ser estimulada a rebrotar. Garanta que a terra receba água o suficiente para ficar úmida, porém sem ficar retida no vaso. Verifique se o vaso está com os furos de drenagem livres. Importante entender o motivo da queda das folhas, para evitar que este erro se repita. Caso tenha sido algum ataque de doença ou inseto, você pode ajudar a planta a se recuperar realizando adubações regulares, com meia dose de adubo. Escolha um adubo da sua preferência e aplique metade da dose recomendada proporcional ao tamanho do vaso, misturando na terra e molhando bem em seguida; assim a planta fica mais forte e bem nutrida para investir em novas folhas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  6. Boa tarde,
    Por favor.poderia me ajudar a salvar minha plantinha 😐😐 ela tem mais ou menos uns 5 anos… deve ter uns 60 cm… ela ficava no quintal a 2 meses coloquei ela dentro de casa perto de uma janela…
    Não sei o porque ela apodreceu o miolo… vi no inicio do “ocumentário” que tenho que podar, porem não encontrei nada sobre esta poda na internet e tenho dúvida de como fazer.
    Onde exatamente devo fazer esta poda? Logo abaixo na altura das ultima folhas? Ou no meio das folhas na altura onde termina o apodrecimento?

    1. Olá, Franciele. Ela certamente ficou com falta de luz e acabou apodrecendo por conta do estresse causado nesta nova condição de ambiente. Faça a poda rente à base das folhas, e siga cuidando dela, para tentar salvá-la. Ela irá rebrotar e formar novas folhas. Lembre de adubar, repondo os nutrientes da terra pelo menos a cada 3 meses, seguindo a dose recomendada no rótulo do adubo que você tiver em casa. Se for comprar um adubo para esta e outras plantas, procure escolher o mais completo na “composição”, tendo pelo menos N, P, K, Ca, Fe e Mg.

  7. Um certo dia o miolo da Minha pata de elefante se arrancou inteirinho, como percebi que estava encharcado eu cortei o caule próximo a “batata” dela ! Ela ainda tem salvação ? Coloquei ela agora em um lugar bem iluminado que recebe sol direto em um parte do dia, mas ela ainda parece encharcada!

    1. Olá. Se ela conseguir se recuperar, ela pode rebrotar, sim. Ela pode ainda estar sentindo falta de sol. Evite manter a terra úmida, regando com pouca água, apenas o suficiente para ela se manter.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  8. Olá! Minha pata de elefante está com um cheiro estranho, saindo bolhas do tronco, é um creme branco… alguém sabe o q é isso??? Ela está com a casca fofa bem no lugar da pata…. obrigado e desculpe minha ignorância no assunto.

    1. Olá. Podemos tentar identificar se você nos mandar uma foto dela, com o destaque na lesão. Você pode enviar a foto para o nosso Facebook: https://facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Pode ter havido uma infecção de fungo ou mesmo uma podridão no tecido causada por um inseto ou dano mecânico. De qualquer forma, reduza um pouco a rega, pois ela não gosta de água em excesso.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  9. Boa tarde!
    Minha pata de elefante perdeu o centro, como se tivesse apodrecido. Não sei o que fazer, por favor me ajude.

    1. Olá! Você pode fazer uma poda logo abaixo do ponto onde ela apodreceu. Use um serrote e faça um corte o mais liso possível. Ela irá rebrotar. Evite regar com muita água, pois a terra muito úmida pode causar podridão na planta.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  10. Olá!
    A minha Para de elefante está plantada num vaso a cerca de 1 ano … Notei que ela não está brotando mais folhas . .. e a folhagem dela está murcha próxima ao caule.
    O que devo fazer?

    1. Olá! Você pode estimular a brotação de novas folhas regando um pouco mais, mas sem encharcar a terra e adubando regularmente, seguindo as indicações de uso conforme constam no rótulo do adubo que você escolher. Depois de uns 4 ou 5 anos, você pode pensar em replantar e fazer uma leve poda de raízes, pois o vaso já estará limitando o potencial de desenvolvimento da planta.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  11. Olá, tenho uma pata de elefante que fica numa varanda aberta e que pega muito sol, e num intervalo de 2-3 semanas ela começou a secar as folhas e depois cair os miolos inteiros com folhas tanto verde quanto as secas, e agora está quase sem nenhuma, até o vento faz os miolos caírem…notei em uma que caiu que o miolo estava meio podre, molhado. Estou muito preocupada com minha planta, ela era tão linda, já é adulta, tem uns 1.5m e está comigo há 6 meses. Quando comprei, fui replantar e notei que ela quase não tinha raizes, pensei que não fosse sobreviver. Mas foi pra frente sim, estava saindo folhas novas, mas ela não estava mais “armada” e enrolada como quando comprei na loja. E agora, de 3 semanas para cá, ela está perdendo todos os miolos de folhas. Por favor me ajude!! Aqui foi o único lugar que encontrei para buscar uma orientação, fiquei muito feliz pois vocês respondem e dão atenção a quem busca ajuda. Muito obrigada!!

    1. Olá. Você pode nos mandar uma foto para identificar se houve algum dano por fungo ou se estes sintomas são causados por alguma falha no manejo (água, vento, etc)? O envio pode ser feito para o nosso Facebook: https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      De forma geral ela gosta de ambiente ensolarado, terra com boa drenagem e água duas vezes por semana, mas sem encharcar a terra.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  12. Olá!!
    Tenho duas patas de elefante, e alguém quebrou o miolinho delas 🙁
    Não nasceram mais folhas novas ali depois disso…. o que eu faço?
    As folhas antigas que ficaram abaixo estão aparentemente saudáveis.
    Obrigada!

    1. Olá, Fernanda. A pata-de-elefante responde bem à poda, então se você desejar, pode realizar uma poda, dando novo formato a ela. Siga observando pois ela pode se recuperar naturalmente mesmo sem a poda, só evite encharcar a terra nos próximos dias, pois este excesso de umidade poda favorecer a entrada de doenças na planta.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  13. Olá!!!! Tenho uma pata de elefante no jardim e depois de 15 dias de chuva seguidos notei que suas folhas ficaram todas amarelas desde o miolo e bem feias o que eu faço?Comprei um adubo ,fui orientada para colocar na terra um pouco longe da pata 1 vez por mês,são umas bolinhas,mas não está adiantando,poderia poda lá totalmente? Socorro!!!!!!

    1. Olá, Silvia. Você pode esperar um pouco mais para ver se ela se recupera. Como ela está sendo adubada regularmente, ela terá o estímulo para se regenerar. O seu aspecto amarelo deve ser por conta do excesso de chuvas. Caso ela não se recupere, você pode realizar a poda das folhas, rente à base das folhas. Lembre de usar uma tesoura de poda limpa e afiada.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  14. Alguem quebrou esta minha planta na metade do caule… tem como recuperar? Vai brotar de volta ou tenho que repor?

    1. Olá, Euripedes. Ela pode sobreviver e rebrotar, sim. Evite regar em excesso nos próximos dias.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  15. Olá! Tenho uma pata de elefante que fica na parte externa da minha casa. Vários gafanhotos a atacaram, e meu esposo colocou veneno nela para matar os gafanhotos. Depois disso, o miolo dela ficou amarelo e mole., parecendo que apodreceram. As folhas de cima queimadas, onde mais pegou o veneno. Será que vou conseguir recuperá-la?

    1. Olá, Rosanne. Você poderia nos passar qual foi o produto aplicado? Dependendo do “veneno” se ele atua na planta assim como no inseto, o tratamento pode ser diferente. De qualquer forma, se a planta estiver bem, ela se recupera. Lembre de seguir cuidando, regando na medida certa e fazendo adubações regulares.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  16. Bom dia,minha Pata de elefante deu cupim na raiz no que posso fazer…E Caiu todas as folhas que saíram..Estou reocupada.O que posso usar para salvar minha planta?

    1. Olá, Maria. Você pode realizar uma poda na haste, logo acima do ponto onde brotam as primeiras folhas, com uma tesoura de poda limpa e afiada. Realize um corte único, sem “mascar” a planta. Ela irá rebrotar e emitir novas folhas desde que não falte sol e água.
      Sobre o caso dos cupins, é importante verificar se a planta está furada ou se os cupins estavam apenas na terra. Faça uma reforma no vaso, trocando a terra (se ela estiver no chão, faça o mesmo processo, trocando a terra e replantando a planta, rmovendo todos os insetos das raízes).

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  17. Bom dia, tenho uma pata de elefante há dois meses. Está num vaso de cimento, com exposição ampla ao sol. Observei que brotaram folhas novas ao centro, mas parece que as mais velhas estão um pouco sofridas. Retirei algumas amarelas que aparecem na parte de baixo. Só fiz uma rega, pois tem chovido o suficiente para manter a terra úmida. Coloquei no vaso cascalhos…como acabamento. No entanto, vi que a “batata” está quase todo amolecida, chegando a rachar quase pela metade na horizontal. Não sei como resolver, ela não está morta, está sim me pedindo ajuda…Vocês poderiam me orientar? Obrigada.

    1. Olá, Malu. Se a batata está mole é um forte indicativo de que a terra está ficando mais úmida do que deveria. Lembre de não regar demais e não deixe que esta cobertura decorativa abafe ou sufoque a planta.
      Vale conferir se o vaso tem furo e se a terra/substrato é de boa drenagem, que permita a boa circulação de ar entre as raízes.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  18. Boa Tarde, tudo bem?
    Tenho uma pata de elefante e um tempo atrás deu uma muda no tronco dela, retirei e plantei em um vaso, só que essa muda não foi para frente não deu folha e nem criou raiz, o que poderia fazer para recuperá-la?

    Obrigada!

    1. Olá, Lucimara. Você pode nos mandar uma foto dela para entendermos melhor como ela está?

  19. Tenho uma pata de elefante plantada em um vaso e meu pet arrancou todas as folhas e comeu parte do topo do tronco. O que devo fazer para recuperá-la?

    1. Olá, Flavia. Você pode manter o vaso em local ensolarado e regar a terra para estimular a recuperação da planta e brotação de novas folhas. Ela irá precisar ser adubada regularmente também. Cuide para não deixar a terra úmida demais.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  20. Plantei uma pata de elefante no meu jardim, estava desenvolvendo muito bem, saindo muitas folhinhas novas meio avermelhadas, viçosas, meu cachorro veio e comeu a ponta(miolo) ficou as folhas e o caule d’uma altura pra baixo, como salvar minha planta?Ela brota?

    1. Olá, Ivana. Ela pode rebrotar, sim. Você pode fazer uma poda, retirando o topo da planta ou deixando como está. Garanta que ela esteja em local ensolarado e regue a terra para estimular a recuperação da planta e brotação de novas folhas. Ela irá precisar ser adubada regularmente também. Cuide para não deixar a terra úmida demais.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  21. As folhas da minha pata de elefante cairam, a batata estava fofa, como ela é nova no vaso e pequena consegui tirar para olhar por baixo da base da batata, e está com um creme marrom, como se tivesse apodrecido. Estou desesperada, ela tem salvação? Por favor me ajude!

    1. Olá, Andrea. Neste caso, como já está com este aspecto de podridão, talvez seja difícil recuperar sua planta. Ela responde bem a podas drásticas, então uma saída seria fazer uma poda de limpeza com estilete super afiado eliminando toda a parte mole ou podre da pata (tanto na parte de baixo, quanto na parte de cima). Ela vai levar bastante tempo para rebrotar, mas se você manter em local de boa circulação de ar, sem umidade excessiva, regando com pouca água, ela tende a se recuperar.
      Após esta poda, espere uma semana até que todos os cortes cicatrizem e então plante na terra novamente. Jamais regue tanto ao ponto da terra ficar encharcada.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *