Pergunta de MARIA HELENA GOMES DE OLIVEIRA

Nome: MARIA HELENA GOMES DE OLIVEIRA
Cidade: LIMEIRA – AC
Pergunta: Eu tinha em frente da minha casa um pé de “SIBIPIRUNA”, que tinha mais ou menos uns quarenta anos. Era maravilhosa, sua sombra cobria a frente da minha casa e metade da rua, se encontrado com a outra do outro lado fazendo um frescor incrível. Apesar de todo o seu explendor, era detestada pelos vizinhos por causa das folhinhas que caem no inverno. Então através de meios político “os vizinhos” conseguiram com que a Prefeitura (Secretaria do meio anbiente) mandassem retirá-la, foi o dia mais triste e frustante da minha vida(12/09/2011), até fizeram uma festa para comemorar a vitória. Agora quero plantar uma outra arvore, que seja igual ou parecida com a minha ‘SIBIPIRUNA”, com aquela copa
maravilhosa, mas estou com medo de plantar outra “SIBIPIRUNA” e tudo voltar acontecer, não quero passar por esse mesmo sofrimento e tristeza. Exisite alguma outra árvore parecida, e que não incomode tanto. Não aguento mais ficar sem árvore em frente da minha casa, ela está fazendo muita falta, sento muita saudades.A frente da minha casa mede 10 metros, e não passa a rede elétrica, é um vão livre. AGUARDO ANCIOSAMENTE UMA RESPOSTA, MUITO OBRIGADA.



Resposta:

Estou chocado Maria Helena,

 

A prefeitura cometeu um erro permitindo a retirada de uma espécie nativa. O fato de derrubar folhas no inverno não é motivo para sacrificar uma árvore. Mas, em fim, deixo aqui algumas opções para sua calçada:

 

Andira fraxinifolia – angelim-doce

Cassia leptophylla – falso barbatimão

Hybiscus pernambucensis – guaxima-do-mangue

Schinus molle – aroeira-pimenteira

Senna macranthera – manduirana

Vochysia tucanorum – fruta-de-tucano

 

Todas são apropriadas para sua região e desenvolvem bem em calçadas.

 

Abraços,

Data da pergunta: 18/09/2011 9:17:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *