Pergunta de MARIA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES

Nome: MARIA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES
Cidade: Nucleo Bandeirante – AC
Pergunta: Olá Raul, construí um lago artificial em minha casa e gostaria de tirar algumas dúvidas. O lago, de forma orgânica, em alvenaria, impermeabilizado, mede aproximadamente 2,00×5,00×0,55 . A água é puxada por uma bomba e cai sobre pedras formando uma pequena cascata (em baixo dessa queda pretendo colocar uma roda dágua pequena, como atrativo). Quero colocar carpas coloridas, é viável? ?? preciso colocar areia branca no fundo? E seixos rolados? Carpas evitam a dengue? ?? bom construir refúgios para elas? Qual a quantidade de carpas e de água para esse tamanho de lago? Tenho vontade de trocar a bomba por um catavento não muito grande, mas não sei fazê-los. Pode ajudar-me? Abraços Cida



Resposta:

Oi Cida,

O tamanho e a bomba possibilitam um habitat às carpas, não troque a água de uma vez, quando for necessário troque no máximo 1/4 dela. Mantenha o lago limpo dos restos de comida e cultive algumas plantas aquáticas com pedras, para oferecer sombra aos peixes. Areia (não precisa ser branca) e seixos no fundo favorecem a vida dos Nishikigois. Pelo tamanho do seu lago pode criar até 20 carpas, considerando que crescem bastante e vivem mais de 20 anos, as vezes até 70 ou mais.

O barrigudinho, também conhecido como lebiste, guaru e guppy ajuda no combate a dengue, a carpa não. Eles podem conviver juntos desde que não faltem alimentos às carpas.
Abraços,

Data da pergunta: 21/03/2012 20:26:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *