Pergunta de MARCIA ANDREA DUARTE

Nome: MARCIA ANDREA DUARTE
Cidade: LAGOA DA PRATA MG – AC
Pergunta: Oi Raul, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de te agradecer pelas muitas respostas que vc já me enviou, e te agradecer pela atenção e pelo carinho a todas elas! Sabe tenho outro probleminha com minha ravenala e gostaria de te perguntar o que fazer com ela. Minha ravenala é novinha, só tem quatro folhas e sempre atraás de outra vem brotando uma nova, desde que a comprei venho notando em sua folhas, tipo uma ferrugem, que está deixando elas feias com manchas marrons no meio da folha e nas bordas tb…umas pintinhas marrons lembrando uma ferrugem mesmo….só se vê mesmo, quando elas estão mais velhas…eu comprei ela já doente, não foi? e qual o remédio p/ ela? estou com tanto carinho com ela, já coloquei esterco curtido de boi já adubei….ela está respondendo bem porque sempre tem vindo novas folhas, mas estão com essas manchas..por favor me socorra mais uma vez! e muito obrigada! abraço, Márcia.



Resposta:

Tudo bem Márcia!

 

Imagina, não é necessário que me agradeça, sinto um prazer enorme de poder ajudar e arregimentar cada vez mais pessoas que amam plantas.

 

Sem ver a Ravenala é difícil conhecer as causa do problema, mas suspeito que uma carência nutricional esteja estimulando o aparecimento da ferrugem, caso raro nessa espécie. A escassez de potássio, cálcio, enxofre, ferro e cobre é um fator determinante.

 

Receito o seguinte:

 

* No solo 200 g de calcário dolomítico e o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha (livres de restos de sal e/ou gordura). Afofar o solo na hora de aplicar.
* Pulverizar 3 vezes, com intervalos de uma semana entre uma e outra, com o fertilizante Suprifol Micro 2, da www.technes.com.br .
* Pulverizar com enxofre em pó molhável, intercalando com o fertilizante citado.

 

Evite molhar as folhas com água e suspenda o esterco, assim como qualquer adubo nitrogenado.

 

Abraços,

Data da pergunta: 07/05/2011 16:02:03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *