As folhas da peperomia sandes estão caindo!

Nome: Luiza Martins
Cidade: Niteroi – RJ
Pergunta: Olá! Tem menos de um mês que adquiri uma peperomia sandes. Ela fica em um local do meu quarto onde não bate muito sol. Em menos de um mês os caules começaram a quebrar, as folhas a cair e crescer só de um lado. Teria a ver com a falta de iluminação? Reguei por volta de uma vez na semana.. mas moro perto da praia e minha casa é úmida. Também não sei se seria excesso de água. Gostaria de ajuda. Obrigada.

Resposta: Olá, tudo bem? Pode ser devido a falta de luminosidade, necessita um mínimo de luz (meia sombra). Em relação a estar em uma região litorânea, não tem muito problema, se adaptam bem. As regas devem ser realizadas somente quando o substrato estiver seco, evitando o apodrecimento das raízes e por consequência a não absorção dos nutrientes.
Espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt,
Biólogo.

Um comentário
  1. Olá, tenho uma peperonia limão, e estou notando que ultimamente ela está ficando com Folhas e caule muchas , O que pode ser ????….

    1. Ola, Adriana! Pode ser que seja falta de água, principalmente agora nos dias quentes e secos. Pode ser também o início de um ataque de insetos minúsculos como cochonilhas e ácaros, que definham as plantas, aos poucos. Dê uma olhada bem de perto, para identificar possíveis pragas na sua planta. Lembre de adubar e molhar regularmente para que ela se desenvolva super bem!
      Vânia Chassot Angeli

  2. Olá boa tarde! Estou com uma peperonia que estão caindo os caules ….. Triste isso. Rego qd o substrato está seco. Ela fica na sala . O que pode ser ?

    1. Olá, Emanuele. Triste mesmo, né?! Vamos ver se podemos te ajudar a salvar sua plantinha. Ela recebe luz? Sol direto, ou claridade, ou as janelas ficam fechadas durante o dia (escuro)? Além do manejo com a água, a luz também pode estar “errada” e prejudicando o desenvolvimento dela. Por outro lado, se no ambiente estiver tudo ok, pode ser que a planta esteja doente ou com alguma infecção de insetos. Você tem ela há bastante tempo? Muitas vezes compramos a planta e ela já vem doente, com o passar do tempo o quadro só piora e quando percebemos já é tarde demais. Esperamos ter ajudado. Se ficar com alguma dúvida, pode nos retornar que vamos continuar investigando o caso!

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  3. Olá, tenho uma peperomia obtisifolia. Ele tem 6 meses e fica num lugar com luz difusa. Recentemente as folhas começaram a cair restando apenas 2 folhas fortes, como identificar se a planta ainda está saudável? E o que posso fazer pra ela voltar a crescer?
    Recentemente troquei o vaso e a terra e coloquei num lugar com maior claridade.

    1. Olá! O que pode ter causado este abortamento de folhas: falta de luminosidade, excesso de água, falta de nutrientes na terra.
      Faça uma poda leve, cortando a ponta de alguns galhos, estimulando a planta e emitir novos brotos.
      Mantenha o vasos sempre no mesmo lugar, onde tenha sol fraco ou o máximo de claridade possível.
      Ela gosta de calor, evite ambientes onde ter ar condicionado, por exemplo.
      Nos mande uma foto, para que possamos buscar por sinais de alguma doença ou outro problema de sanidade vegetal.

  4. Olá! Notei que minha peperômia filodendro não está conseguindo desenvolver as folhinhas novas, elas começam a nascer e logo vão ficando pretinhas e murchas, Elas ficam numa prateleira alta na minha sala onde não pega luz solar, e tenho regado uma vez por semana para que o substrato não fique muito úmido. O que estou fazendo errado? Como posso reverter? Obrigada!

    1. Olá, Louise. Ela está precisando pegar mais luz, mais claridade, talvez até um sol fraquinho, para se recuperar. Você pode escolher um novo lugar para o vaso desde que não receba sol forte. Cuide para não estar faltando água, pois dependendo do tamanho da planta, uma rega semanal pode ser pouco.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  5. Bom dia! Tenho uma peperomia pendente, ela fica na minha sala onde pega um pouco de sol da janela, ela está com algumas folhas manchadas de preto e outras estão totalmente pretas, apodrecendo. Rego uma vez na semana, adubo uma vez no mês com NPK 10, 28, 20. Agradeço desde já!

    1. Olá, Lilian. Talvez ela esteja com excesso de sais na terra ou ainda com problemas no manejo da água. Você pode tentar replantar a muda, trocando a terra e cuidando para não molhar em excesso, para que ela não continue apodrecendo as folhas. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso com pedriscos ou argila expandida, assim as raízes irão ter melhores condições. Mantenha o vaso em local que pegue sol fraco ou bastante claridade todos os dias. Sobre a rega, você pode molhar um pouco menos, a cada 2 ou 3 dias, para que ela não fique com a terra tão úmida logo depois de molhar…
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  6. Tenho uma peperomia saens há pouco mais de duas semanas. Coloquei-a num nicho da escrivaninha, no alto, bem ao lado da janela. Não bate sol direto nela, mas fica bem claro durante o dia. Notei que folhas começaram a cair e caules cujas partes de cima parecem saudáveis, mas a ponta deles escutas. Quanto a rega eu tenho feito sentindo se o substrato está seco. Nessas duas semanas região duas vezes, todo o dia verifico a umidade do substrato. O que pode ser? Fico na dúvida se os caules mais baixos estão só pendentes ou se estão murchos.

    1. Olá, Isabela. Ela está sentindo falta de luz, ainda se adaptando ao novo local. Ela pode se acostumar a este novo ambiente, mas ela vai “reduzir” seu aporte de folhas, pela falta de luz no novo ambiente. É como se ela não conseguisse manter o número de folhas sem receber a luz suficiente, por isso, ela aborta algumas folhas. Quanto à água, é preferível molhar mais seguido, como 2 ou 3 vezes por semana, porém com quantidades menores de água, para evitar que ela fique uma semana sem água. Se ela não se “reerguer”, recuperando o vigor, é porque o local é escuro demais.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  7. Olá, tenho uma peperomia pendente,está bonita mas caindo muitas folhas,o que pode ser?

    1. Olá, Maristela. Toda vez que a planta perde folhas é sinal de que algo não está bem. Pode ser falta de água, excesso de adubação, falta de luz, raízes apodrecendo, terra fraca ou outras causas. Como a peperômia é sensível à luz, talvez possa ser sinal de um ambiente escuro demais. Se for o caso, procure identificar um local um pouco mais claro e arejado (porém sem vento forte) para posicionar o vaso. Siga molhando regularmente, evitando deixar a terra muito úmida.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  8. Olá, falei sobre a queda das folhas ,fica só o caule, ou uma folha na ponta, embaixo percebo bastante folha nova mais algumas caem tbem, está em um lugar com bastante claridade ,até bate sol pelo vitrô ,rego quando percebo que está quase seca ou seca , coloquei adubo….então não sei mais o que fazer.

    1. Olá, Maristela. Então pode ser que ela esteja precisando de mais água. Você pode molhar a terra todos os dias, porém em pouca quantidade (apenas o suficiente para umedecer a terra, sem que saia água pelos furos do vaso). Ela pode se recuperar aos poucos, pois agora nutrientes temos certeza que estão disponíveis. 😊
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  9. Boa noite, troquei minha peperomia pendente pra um vaso autoirrigavel. Percebi q algumas folhas começaram a apresente manchas marrom escuro, assisiti vídeos de profissionais, adubei e ela já nasceu bastante folhinhas, tá mais cheia e as folhas com as manchas estão caindo. Já vi q n é normal cair. Mas o q seria? Como está em vaso autoirrigavel, reabasteço a água um dia ou dois depois q seca. E n tem nenhum sinal de encharcamrnto. Os caules e as folhas estão fortes, inclusive as folhas manchadas q estão caindo.

    1. Olá, Márcia. A peperômia é muito delicada quanto à luz e à agua, por isso devemos evitar mudanças bruscas no manejo. Toda vez que a planta está em local “escuro demais” ela aborta as folhas, por não conseguir se manter sem a energia suficiente. Esse marrom escuro é sinal de apodrecimento das raízes, que pode ser por excesso de água, terra úmida demais ou falta de luz. O vaso autoirrigável pode ser usado para várias plantas, até suculentas, desde que sejam feitos estes ajustes na hora de molhar. Se a terra ainda estiver úmida, aguarde mais uns dias até regar. Se a planta estiver com sinais de murchamento e folhas retorcidas, é sinal de falta de água.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  10. Olá. Minha planta está com as folhas amareladas e queimadas nas pontas. O que pode ser? Ela não recebe luz direta, rego a cada 2 dias. Recentemente comecei a utilizar adubo a cada 15 dias e tenho percebido muitas folhas novas, mas o amarelado e as queimaduras na ponta das folhas continuam.

    1. Olá, Michely. O sintoma que você está relatando pode ser sinal de afogamento das raízes, devido ao excesso de água ou problemas de drenagem na terra. Você pode diminuir um pouco a dose de água e só regar novamente quando a terra começar a secar. Se depois de um mês a planta não parar de ficar com estes sintomas, você deve trocar a terra do vaso ou canteiro, se for o caso.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  11. Olá, tenho uma Peperômia Obtusifolia, Algumas folhas dela caíram, inclusive as pequeninhas que estavam em desenvolvimento, as bordas das folhas estão ressecadas e amarronzadas, O que pode ser? Ela fica em um ambiente iluminado longe do sol. Dou agua 1 vez por semana, ela tem mais ou menos 15/20 cm. O Vaso é bem drenado.

    1. Olá, Bruno. Pode ser um sinal de que a planta está ficando sem energia (devido à falta de luz e também de nutrientes da terra). Procure reposicionar a planta, colocando mais próximo do sol e pode molhar mais uma vez por semana, para ver se ela se recupera. Além disso, coloque um pouco de terra nova no vaso e faça adubação pelo menos a cada 3 meses.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  12. Olá! Adquiri 2 vasos de peperômia recentemente e percebi que algumas folhas (as que estão mais próximas do solo, as mudinhas pela qual a planta se desenvolveu) estão com as costas cheias de pintinhas num marrom puxado pro dourado. Elas estão numa varanda e recebem um pouquinho de sol da manhã apenas.

    1. Olá, Mariana. Dê uma olhada se estas pintinhas saem com um passar de unha, pois podem ser cochonilhas de cera, que ficam grudadas nas folhas, sugando a seiva e a energia das folhas. Caso você consiga, faça a limpeza das folhas, com ajuda de um paninho macio, levemente úmido. Para que sua plantinha fique bem com o passar do tempo, não esqueça de adubar regularmente, pelo menos uma vez a cada 3 meses, com adubo ou colocando um pouco mais de terra no vaso.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  13. A minha perperomia está caindo as folhas e o caule escurecendo,elafica em uma varanda,o que pode ser?

    1. Olá, Alexandra. Pode ser por falta de luz, caso a planta não esteja recebendo luz solar suficiente, ou, ainda, excesso de água. Ela precisa pegar pelo menos 2 horas de sol fraco direto nas folhas. Você pode regar a terra apenas quando estiver seca, evitando apodrecimento de raízes. Esperamos ter ajudado!

  14. Olá.
    Tenho uma peperomia scandens pendente, é uma das plantinhas que mais gosto em casa.
    Recentemente as folhas tem caído muito, e tenho notado que ela tem um pontos pretos na parte de baixo das folhas. Ela fica na varanda, com luz suficiente e não pega sol direto em nenhum momento do dia. Não sei o que pode ser e não sei resolver o problema 🙁
    Podem por favor me ajudar?

    1. Olá, Greicy. Você pode fazer uma adubação ou trocar a terra do vaso, para que a planta tenha mais nutrientes e assim cresça mais forte. Além disso, se ela está perdendo as folhas, pode ser um sinal de erro na rega, ou para mais ou para menos. Vale a dica: só regue se a terra estiver seca. Cuide para que ela não fique em ambiente com claridade insuficiente, pois ela precisa de muita luz para fazer fotossíntese. Talvez seja o caso de escolher um local com poucas horas de sol fraco para que ela possa se recuperar.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  15. Olá! Adorei as dicas! Tenho uma peperomia filodentro a uns dois meses. Ainda não havia trocado de vaso desde q comprei. Mudei de vaso tem 4 dias e notei que ela está mais murcha. Coloquei no vaso de fibra de coco pendente. O que pode ser? o que posso fazer pra melhorar?

    1. Olá, Marcella. Os vasos feitos de fibras como o seu perdem água com muita facilidade, pois são porosos e não retêm água da terra como os vasos plásticos, por exemplo. Neste caso, você pode regar sempre “para mais” ou então mais frequentemente.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  16. Boa tarde! Tenho uma peperomia melancia que notei alguns pequenos pontos e manchas pretas no verso das folhas, passo a unha mas não sai… ela fica na sala, nao recebe sol direto, so luminosidade. Rego dia sim dia não.

    1. Olá, Fernanda. Se a terra estiver ficando úmida em excesso, é provável que estas manchinhas sejam início de infecções por fungo. Recomendamos que você continue avaliando se estes pontos irão aumentar ou se espalhar e cuide para a terra do vaso não ficar úmida demais. Vale lembrar que uma planta bem nutrida fica mais forte e resiste melhor ao ataque de pragas. Se você puder, faça a adubação de todas as suas plantas, pelo menos uma vez a cada seis meses.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  17. Tenho uma peperomia e estou observando que algumas folhas estão com as pontinhas pretas e em alguns caules algumas ramificações pretas durinhas, o que pode ser? Obrigada!

    1. Olá, Lívia. Estes são sintomas típicos de quando a terra passa por alguns momentos com excesso de umidade. Regue apenas quando a terra estiver seca. Cuide para a planta pegar bastante claridade natural e no máximo uma ou duas horas de sol fraco todos os dias. Se ela continuar com a evolução destas manchas, faça um replantio, trocando a terra do vaso.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  18. Oi!!! Tenho uma peperomia filodendro. Ela estava indo super bem, crescendo e enchendo, porém os galhos começaram a escurecer e cair. Estava regando uma vez por semana. Ela fica numa prateleira alta, dentro do quarto, que é claro. Pode me ajudar? 🙁

    1. Olá, Sophia. Quando o vaso fica “longe” dos nossos olhos podemos cometer o deslize de não olhar para a terra e assim acabamos não percebendo se estava seca ou úmida, ao longo dos dias. Geralmente quando as folhas ficam escuras, em tons de marrom, como se estivessem queimadas, é porque o vaso ficou com a terra úmida demais, apodrecendo algumas raízes e consequentemente formando estas lesões nas folhas – que caem em seguida. Este quadro fica agravado quando a planta recebe menos luz do que poderia, e assim acaba transpirando menos e consumindo menos água – o que causa demora no consumo da água.
      Você pode passar a regar a terra do vaso sempre que estiver seca, talvez com uma quantidade menor, para evitar que fique com excesso de água ao longo dos próximos dias. Outra estratégia, que com certeza sua planta vai responder bem, é posicionar ela um pouco mais próxima da janela ou em um local onde ela pegue pelo menos uma horinha de sol fraco direto nas folhas. Para ajudar a planta a se recuperar, faça uma limpeza podando e retirando folhas secas. Coloque um pouco de terra nova no vaso, para que não faltem nutrientes para a sua planta.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  19. Tenho uma peperomia pendente , ela está com umas pintas pretas nas folhas.
    Já faz um ano que isso vem acontecendo.
    Fiz uma vez uma poda e as folhas novas não estavam mais com essas pintas pretas mas agora até as novas estão.
    Ela está na varanda com muita claridade.
    A rega é de uma a duas vezes(no máximo) por semana.
    Agradeço a ajuda.

    1. Olá, Lou. Estas manchas pretas são decorrentes de alguma infecção por fungo. Como a planta já tem a doença, o que você pode fazer é amenizar os sintomas. Sempre cuide da adubação para que ela tenha forças para manter os tecidos saudáveis e garanta o máximo de luz no local do vaso. Evite manter a terra muito úmida, assim como borrifar as folhas, pois pode favorecer o desenvolvimento da doença.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  20. Comprei uma peperomia pendente, e as folhas novas dela estão saindo pequenas e atrofiadas… eu tive que trocar de vaso logo depois da compra pois ela estava absurdamente cheia, e logo que troque de vaso as folhas começaram a crescer deficientes… qual pode ser a causa?

    1. Olá, Gabriel. É provável que esta mudança no padrão das folhas seja um reflexo da mudança de “tratamento” que a planta teve nas últimas semanas. Você pode passar a adubar regularmente, além de garantir que ela tenha água sem que fique com a terra encharcada. Quando maior a planta, mais água e nutrientes ela consome. Vale lembrar que a luminosidade também é outro ponto super importante a ser cuidado. Ela deve pegar muita luz ao longo do dia, até algumas horas de sol fraco, mas em exposição ao sol forte pode ficar com as folhas mirradas e queimadas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  21. Comprei uma peperomina há uns 2 meses atrás, ela estava linda e super cheia, que nem dava para ver a terra dentro do vaso. Coloquei ela no quarto, que tem claridade, mas não pega sol diretamente, e molhava a cada 3 dias. Ela começou a cair muitas filhas deixando ela bem espaçada. Coloquei na varanda, que toma sol no fim da tarde. Parece que diminuiu a queda das folhas. Gostaria de saber o que faço pra ela voltar a ficar cheia de novo?

    1. Olá, Pamela. Você precisa encontrar um local que pegue pelo menos uma ou duas horas de sol fraco, todos os dias. É importante que a planta fique sempre no mesmo local para evitar novas adaptações e perdas de folhas. Além disso, a terra deve ser regada quando estiver quase seca, sem que haja excesso de umidade nas raízes. Em dias mais secos e quentes, você pode regar diariamente. Para que a planta tenha força e se recupere logo, você deve repor os nutrientes da terra através da adubação. Use NPK, húmus de minhoca, esterco curtido ou outro adubo da sua preferência, sempre seguindo a dose recomendada no rótulo, para evitar queimar as raízes. Realizar adubação a cada 3 meses é super benéfico para as folhagens, pois além de manter as folhas saudáveis, ainda incentiva a brotação de novos ramos e folhas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  22. Tenho uma peperomia melancia q depois q replantei caiu varias folhas e as que ficaram, não estao durinhas, estao tipo caidinhas.
    Como fazer para elas reerguerem e endurecer o caule e as folhas?

    1. Olá, Geuma. Para que a planta se reestabeleça é fundamental garantir que ela pegue claridade durante todo o dia, sem pegar sol forte. Você pode regar a terra a cada dois dias, estimulando que a planta se recupere. Caso você tenha algum fertilizante em casa, pode usar, lembrando de diluir a mais do que o recomendado no rótulo, para não queimar as raízes. A adubação regular irá fazer a planta crescer forte, emitindo folhas novas e saudáveis.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  23. Olá! Tenho uma Peperomia magnoliifolia, linda! Nunca me deu trabalho, estava planejando trocar de vaso pelas várias mudinhas novas que estão aparecendo, mas de repente as folhas começaram a cair sozinhas e as estacas estão da metade pra cima já sem folhas… elas ficam meio amareladas e caem! To muito triste.. rego sempre que noto a terra esta começando a secar, deixo ela de frente pra porta da minha sacada que não bate sol direto, mas é muito luminosa.. será Luz ou calor demais? Pensei que poderia ser o ciclo natural dela.. mas não achei nada a respeito… help

    1. Olá! Ela pode estar sentindo falta da luz do sol, pelo menos por poucas horas do dia. Apenas a claridade pode não ser suficiente para ela se manter saudável. Apesar de ser recomendado manter seu substrato úmido, ela pode estar ficando com as raízes apodrecidas, pela falta de sol. O que você pode fazer para que ela volte a ficar forte e bonita é regar um pouco menos, espaçando o tempo entre as regas. Além disso, ela vai ficar mais forte se você repor os nutrientes da terra, através da adubação. Você pode colocar uma terra nova no vaso ou até usar adubos a cada 60 dias. Lembre de seguir a dose recomendada no rótulo do adubo, para não queimar a planta (na dúvida, sempre use menos do que o recomendado).

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  24. Olá, tenho uma Peperomia pendente que estava em local que recebia pouca luz, a rega era feita numa vez na semana. Ela cresceu de forma irregular, galhos para cima em vez de pender e mais de um lado que do outro, claramente ela estava crescendo em direção a luz que vinha de uma janela próxima. Começou a perder galhos inteiros, eles estão apodrecendo, ficam pretos e se quebram. Mudei ela de lugar essa semana, e notei que o substrato está muito úmido, acho que coloquei água demais. Galhos caem todos os dias! Estou muito triste por ter errado com minha plantinha, comprei ela porque disseram que ia bem dentro de casa, com pouca luz, claramente não é verdade. Tem alguma coisa que eu possa fazer para recuperar minha planta? Os galhos que cairam, cortei as pontas que estão aparentemente boas e plantei em novo vaso.
    Agradeço a ajuda!

    1. Olá, tudo bem?
      Ela ama claridade e precisa de sol fraco para se desenvolver. Quando ele recebe pouca luz, suas folhas deixam de realizar a fotossíntese e ela acaba ficando fraca, abortando folhas e ficando com os ramos falhados. Devemos evitar trocar de lugar para não causar estresses na planta, já que ela tende a se “adaptar” ao novo ambiente. Sobre as regas, ela prefere o substrato “mais para seco” então espere até a terra ficar quase seca para regar novamente. Quando mais calor estiver, mais água ela irá precisar. O que você pode fazer para recuperar sua peperômia é posicionar o vaso próximo a uma janela que não pegue sol forte; realizar adubação regular (pelo menos a cada 3 meses) para que a planta tenha os nutrientes necessários para crescer e se manter saudável; e cuidar da rega para não encharcar a terra. Caso você faça podas nos ramos mais pelados, pode formar novas mudas em água e depois replantar no vaso, deixando ele mais cheio e compacto.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  25. Boa tarde, tenho uma peperomia pendente desde Setembro de 2019, morava em um apto bem iluminado, ela estava bem linda, porém não pegava sol. Mudei para uma casa que batia um pouco o sol da manhã nela, e começou a crescer mais e dar novas folhinhas, aí pude notar que, diferente do que muitos sites dizem dela, precisam de sol para se desenvolver. Ela estava linda, mas o sol passou a não pegar mais no local dela, e trabalho o dia todo, a porta é de vidro e fecho com cortina, então ela fica no escuro. Começou a cair as folhas, ficar preto, achei que fosse falta de água, mudei para fora para pegar mais luz, podei as pretas, mexi na terra e coloquei casca de ovo… E nada, ela está morrendo… O que eu faço? =(

    1. Olá, tudo bem?
      Você deve reposicionar o vaso, para um local com a luz semelhante do local anterior. Ela tem um ponto de luz bem sutil, e algumas vezes é difícil acertar o manejo. Se estiver escuro demais, ou seja, sem a claridade mínima para que ela se mantenha saudável, transpirando e se desenvolvendo, ela acaba apodrecendo as raízes e ficando com as folhas marrons (isto também acontece quando molhamos demais). Evite tentar recuperar esta falta de luz posicionando no sol, pois aí ela irá sofrer mais ainda. Cuide dela nas próximas semanas, garantindo a dose de água ideal assim como muita claridade, para que ela não morra.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  26. Olá, tudo bem? Eu acabei de comprar uma pepperonis melancia e notei que duas folhas vieram com uma mancha mais escura atrás das folhas, uma folha veio toda enrugada e as folhinhas que estão nascendo estão caídas e com um caule bem fininho, o que posso fazer? Muito obrigada

    1. Olá, tudo bem?
      Você pode garantir que a muda receba muita claridade durante o dia, posicionando o vaso bem próximo a uma janela. Evite, porém, que ela pegue sol forte. Mantenha a terra levemente úmida. Se estas folhas não se recuperarem em breve, continue acompanhando para monitorar se irão surgir alguns outros sintomas. Caso estas folhas fiquem mais feias ou secas, corte com uma tesoura junto à base, realizando uma poda de limpeza, estimulando a planta a se regenerar.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  27. Olá, comprei uma peperomia e estou estudando como cuidar. Me disseram que por ser uma suculenta não tem problema manter ela num vaso de vidro com terra; gostaria de saber se isso pode prejudicá-la. Estou mantendo ela no meu painel de Tv próxima a uma luz de led.. pode ser prejudicial também?

    1. Olá, Alliny. Ela deve ser mantida o mais perto possível da janela, para que pegue luz indireta de sol, todos os dias. A luz de led não é prejucicial, desde que não encoste nas folhas. Sobre o vaso, que neste caso é de vidro, até aí tudo certo. Caso ele não tenha furo, você deve ficar super atenta aos sinais que ela dá quando está com excesso de água (folhas marrons, hastes moles) ou falta de água (folhas murchas, retorcidas e caindo com facilidade).

  28. Olá, comprei uma peperomia tem umas três semanas e fiz a troca para um vaso novo. Percebi que as folhinhas novas estão ficando preta e murchando. Fica em uma prateleira na minha sala que é bem iluminada na parte da tarde. Inclusive tenho outra peperomia mais antiga em outra estante nesse ambiente que está saudável.
    O que pode ser? Também olhando o substrato, reparei alguns insetinhos minúsculos andando nele. Quase transparentes. Pode ser algum tipo de praga?

    1. Olá, Thaisa. Pode ser um tipo de inseto ou mesmo ácaro, se houver presença de teias. Geralmente nas primeiras semanas a planta passa pelo processo de aclimatação, se acostumando ao novo ambiente e nova condição de luz. Elas apreciam muita claridade e podem expressar uma leve “falta de luz” diante destes sintomas que você relatou. Posicione o vaso o mais perto possível da janela neste período para acelerar o processo de rustificação da planta. Quanto aos bichinhos, você pode fazer o controle mecânico, limpando as folhas e eliminando todos os dias com um pano úmido, por exemplo. Se você nos mandar uma foto, podemos identificar os bichinhos para você.

  29. Comprei uma peperômia já faz um mês, em várias folhas ela está com as pontas pretas, inclusive em algumas que estão nascendo, seria algum fungo? Devo retirar essas folhas? Obrigada!

    1. Olá, Vanessa. Este sintoma pode estar relacionado diretamente com o tamanho do vaso (vaso pequeno) ou também mudanças bruscas na rega. Evite manter o substrato encharcado. Garanta que o local do vaso receba muita luminosidade, com claridade o dia todo.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  30. Olá. Tenho uma peperomia melancia e ela está com as folhas e caules murchando. Ela vinha se desenvolvendo bem, estava linda, fica numa varanda. Porém nesse verão, não está aguentando, e acabou pegando um pouco de sol forte. Meu apartamento só pega sol da tarde, não tem como pegar luz solar fraca. Assim, onde é melhor coloca-la? E como recupera-la? Obrigada desde já!

    1. Olá, Paula. Neste caso você deve garantir que não falte água para ela, regando até mais de uma vez por dia, se for preciso. Uma dica para evitar estes golpes de sol é instalar um sombrite ou reposicionar o vaso para um pouco mais longe da janela, onde ele receba apenas claridade ou sol por 1 hora do dia.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  31. Olá! Faz exatamente uma semana que adquirir uma peperomia variegata, porém acho que reguei demais pois o substrato está muito úmido, as folhas e galhos estão caindo muito, não sei o que fazer.. 🙁

    1. Olá! Ela pode estar se acostumando ao novo ambiente. Lembre de deixar o vaso onde pegue bastante claridade, sem vento, para que ela possa se estabelecer. Se o vaso possui furos e está com uma terra de boa qualidade, você pode regar sempre que a terra começar a secar. Pode molhar dia sim, dia não, evitando deixar a planta por longos períodos sem água.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  32. Bom dia. Infelizmente não tenho sorte com esta planta. Já comprei 3 vezes. Nas duas primeiras deixava na sala, em cima do móvel. A janela fica aberta o dia todo, porém ficavam longe da mesma. Morreram. Insisti e comprei novamente, deixando na cozinha, longe da janela. As folhas não estão caindo, mas estão murchas e com algumas pretas. Como ainda está no vaso que plantei, estou querendo ver se troco de vaso, faço uma limpeza nela, retirando as folhas pretas e se coloco penduradas bem próximo a janela, onde irá ficar num lugar mais iluminado porém não pegara sol. Você tem alguma dica. Acho essa planta linda e não queria perder mais uma. Obrigada.

    1. Olá, Valéria.
      É muito importante para a peperômia pegar claridade o máximo possível. Ela até pode ser considerada uma planta de ambientes internos, mas devemos posicionar pertinho da janela, onde ela recebe sol fraco por um período do dia.
      Cuide também da terra, para não deixar nem muito úmida, nem seca por longos períodos. Ela gosta de terra mais seca do que úmida, mas se estiver sem luz, pode sofrer pela seca também. No caso das folhas fretas e moles, é bem provável que esteja acontecendo excesso de umidade na terra associado ao ambiente de pouca luz. Faça esta “gangorra” se equilibrar aos poucos, levando ela para um local com um pouco mais de claridade e reduzindo um pouquinho a quantidade de água. Regue dia sim, dia não, até que ela se acostume ao novo local.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  33. Olá! Comprei uma peperomia pendente há um mês e pouco. Elas estavam indo muito bem, crescendo e estavam com um aspecto muito bonito. Há uns cinco dias reparei que algumas folhinhas tinham caído, e na parte de trás havia umas manchinhas marrons. Comecei a reparar no resto das folhas e uma boa parte agora também está com essas manchas que começaram a se espalhar. Acho que é um fungo, mas não sei o que fazer para eliminá-lo e deixar minha plantinha forte de novo. Além disso, alguns galhos estão ficando com umas marquinhas vermelhas, isto também é sinal de doença?? Podem me ajudar?

    1. Olá, Gabriela.
      Se você quiser nos mandar uma foto, podemos identificar melhor o que há de errado com a sua peperômia. A foto pode ser enviada para o Facebook https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Estes sintomas que você descreve são comuns em casos de excesso de umidade mas também pode ser início de infecção por ácaros. Lembre de posicionar o vaso em um ambiente com bastante claridade para ela emitir novas folhas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  34. Boa noite!

    Poderia me ajudar? Posso usar fertilizante foliar (forth jardim líquido em spray) na minha peperomia? Qual a quantidade e qual a frequência? Ela estava indo mal e pelos comentários aqui percebi que estava regando demais e que ela precisava um pouco de luz. Diminui a rega e coloquei um pouco no sol e ela está melhorando! Obrigada!! 🙂 Mas achei que o fertilizante seria uma boa ideia. Comprei ela tem 3 semanas. O que vocês acham? Muito obrigada!!

    1. Olá, Julia. Este adubo é muito bom e supercompleto. Você pode aplicar a cada 15 dias ou uma vez por mês. Cuide para que a aplicação não seja em excesso e nem nos horários de sol forte. Confira as orientações de uso no rótulo do produto.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  35. Boa tarde, eu tenho uma peperomia variegata, ela fica na minha varanda, onde não pega sol direto, mas bastante luminosidade.
    Tem uns 2 meses que ela começou a mudar, primeiro foram as pontinhas queimadas, depois as folhas amareladas e as mais novinhas deformadas, agora elas começaram a cair.
    O que poder ser?
    Desde já, mt obrigada pela atenção.

    1. Olá, Elida. Pode ser que a luminosidade do local esteja insuficiente e neste caso, qualquer excesso de água torna a planta ainda mais frágil e suscetível a doenças ou dificuldades em se mantes saudável. Cuide para não manter a terra úmida, regando com menos água, mais vezes, e se possível, coloque o vaso mais perto da janela, onde ela receba o máximo de luz, possível.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  36. Tenho uma peperomia e ela está perdendo as folhas e até alguns raminhos.
    Pelas respostas que li, imagino ser falta de luz. Ela fica na sala. mas minha sala não tem janela.
    O único lugar que tem luz direta é a cozinha, porém lá a luz é forte e bate sol direto.
    Minha dúvida é: posso deixar ela na sala e colocar ela pra “tomar banho de sol “ na cozinha , nos horários que o sol não bate diretamente ?
    Faz mal se ficar movimentando ela ?

    1. Olá, Juliana. Seria melhor para a planta que ela passasse todo o período da fase clara da fotossíntese no mesmo lugar, ou seja, em um ambiente com a mesma condição de luz todos os dias, pois ela “ajusta” seu metabolismo todos os dias, como se estivesse calibrando suas necessidades de acordo com o ambiente onde está. O movimento em si não é prejudicial, mas quando adotamos esta rotina de levar para pegar mais luz ou sol, acabamos prejudicando ainda mais a planta, por conta deste desajuste interno, ela acaba colapsando tecidos e pode perder ainda mais folhas.
      O que podemos te indicar é escolher um local na cozinha, onde pegue sol fraco ou menos sol direto para que ela fique permanetemente, e quando for o caso, leve para a sala, para 1 dia ou algum momento de enfeitar e ornamentar o ambiente.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  37. Boa noite! Comprei minhas peperomias pendentes fazem 3 semanas , e ela está ficando com folha pretas e bolinhas pretas. Porque será? Espero resposta, muito obrigada! 🤍

    1. Olá, Vanessa. Perceba se o ambiente onde ela está não é escuro demais. Ela demanda muita luz, sendo recomendado colocar o vaso o mais próximo possível de uma janela. Ela deve ter desenvolvido algum fungo nas folhas, por conta do excesso de água, já que estaria sem estímulos para tranpirar e ciclar a água da terra. Regue apenas quando a terra estiver secando. Para que ela se recupere logo, planeje uma adubação regular, com o adubo da sua preferência, respeitando a dose recomendada no rótulo e regando bem na sequência, pelos próximos 3 dias, pelo menos.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  38. Olá, tenho uma peperomia que recebe luz e rego quando o substrato está seco estava tudo bem mas há algum tempo resolvi comprar um adubo e desde que coloquei na planta percebi que alguns galhos escurecem(apodrecem) desde a raiz e o galho inteiro morre, me ajudem se possível, obrigada.

    1. Olá, Daiane. Você recorda qual foi o adubo e qual a dose aplicada?
      A princípio, se a planta não está em ambiente mais escuro e nem passou a ficar com a terra úmida não deveria apresentar estes sintomas de galhos apodrecendo.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  39. Boa tarde, tenho uma peperomia a 2 meses pendente na sala, luz não direta e pouco vento. Acho que coloquei muita água e 80% das folhas já caíram e a raiz parece que apodreceu… tem jeito de ela melhorar? Aguardo resposta 🤗 muito obrigada

    1. Olá, Daniela. Ela provavelmente está recebendo pouca luz. Veja se é possível colocar o vaso mais perto da janela, para que ela receba pelo menos um pouco de sol fraco. Cuide para não regar demais, colocando água na terra apenas depois da mesma estar seca.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  40. Boa tarde!
    Minha peperomia estava bonita…mas notei algumas folhas enrugadinhas e avermelhadas o que pode ser? Já procurei por bichinhos e não encontrei nada.
    Me ajudem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *