Pergunta de Luiz Antonio Carvalho

Nome: Luiz Antonio Carvalho
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Tenho uma mangueira ha muito plantada aqui, que nunca deu fruto.
Ja podei ela toda, ha 7 anos atras, cresceu mas nada de frutos. Todo mundo aqui fala tem mangueira aqui em VGrde não dá frutos.

Quero saber como poda uma arvore de fruta pão.



Resposta:

Nossa! Luiz Antonio,

Falar da mangueira é coisa séria porque há uma enorme variedade. Mas, vamos lá:

A frutificação dela depende de muitos fatores: clima, variedade, presença de oídio e antracnose e chuvas durante o período de florescimento. Ela para florescer, precisa de tempo seco que deve continuar até o início do desenvolvimento dos frutos. Quando a umidade fica acima de 80% diminui a presença de oídio, um fungo que aparece em ambas as partes das folhas e entre 60 e 70% esse fungo, que parece uma poeira cinza, aumenta. Também as temperaturas entre 7°C até 28°C estimulam essa doença e quanto maior o número de dias de chuva menor é a presença do oídio. As temperaturas muito altas prejudicam a florada se acompanhadas de ventos secos, o ideal é uma temperatura média de 24° e chuvas anuais em torno de 1.000 mm desde que aconteçam depois da frutificação. É importante deixar claro que a umidade muito alta prejudica a polinização.

As mangueiras necessitam de sol abundante para florir e frutificar, pelo menos 2.000 horas de luz solar ao ano, sendo que o plantio deve ser orientado no sentido norte e nordeste.

Outra consideração é com respeito aos solos: devem ser profundos, porosos e levemente ácidos (pH entre 5,0 e 6,0). Evitar solos sujeitos a encharcamento. Os mais favoráveis à mangueira são os areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e nutrientes, profundos, planos ou levemente ondulados.

A fruta-pão não precisa de podas.

Abraços,

Data da pergunta: 09/03/2011 12:01:22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *