Pergunta de Luciano Cezar Barreiros

Nome: Luciano Cezar Barreiros
Cidade: Nanuque – AC
Pergunta: Meu quintal era um lajedo. Fiz um aterramento, apondo cerca de 40 cm de terra em toda a area, fiz um gramado e circundei com ixora. De uns tempos pra cá, notei que algumas ixoras estão morrendo, completamente secas. Pergunto se seria doença ou poderá ser devido à grande temperatura, visto residir numa cidade bastante quente, ou seja, se a temperatura advinda do lajedo, poderia estar matando as plantas.



Resposta:

Oi Luciano,

 

Você não vai acreditar, mas existem regiões bem mais quentes do que Nanuque, como por exemplo, todo o Sudeste asiático, Indonésia e o Sul da Índia e é exatamente por lá que a Ixora vive, usufruindo de temperaturas altíssimas e umidade elevada. Deve ser cultivada a pleno sol, em locais ventilados.

 

Recomendo que verifique os drenos no seu jardim. O acúmulo de água no solo pode gerar excesso de acidez e atrair doenças fúngicas.

 

Se as folhas apresentam manchas pretas estas indicam, às vezes, doenças fúngicas, como a requeima. Inicialmente aparecem lesões castanho-claras com bordas escuras, podendo apresentar anéis concêntricos e um halo amarelado bem aparente. Essas manchas aumentam de tamanho muito rápido e escurecem, o que provoca a morte e queda das folhas. Aconselho o seguinte:

• Retire com tesoura as folhas afetadas e queime-as.

. Desinfete a tesoura depois de cada corte para não transmitir a doença às outras ixoras.

• Pulverize-as com calda bordalesa 3 vezes, uma por semana.

&bulbull; No pé de cada muda despeje, misturando ao solo, o equivalente a 2 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.

• Uma semana após a última aplicação da calda bordalesa, faça mais 8 pulverizações (1 por semana) com um adubo foliar 10-10-10.

Tomara que melhorem.

A imagem que enviou não tem nitidez suficiente para que possa avaliar o problema.

Abraços

 

Data da pergunta: 17/02/2011 16:14:27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *