Pergunta de LÍVIA FONSECA

Nome: LÍVIA FONSECA
Cidade: RIO DE JANEIRO – AC
Pergunta: Raul,
Escrevi pela primeira vez desesperada por que minha brinco de princesa estava com flores pequens e caindo, então você me aconselhou a molhá-la apenas uma vez por dia e disse que ela aguenta bem o calor e o sol, do Rio de janeiro. Além disso eu diminui a dose do fertilizante, mas olha o que está acontecendo! ela agora está parte seca e parte amarelando, as flores continuam bem pequenas, algumas nem abrem , murcham e caem. Não sei o que fazer. O que você acha que está acontecendo?



Resposta:

Lembro Lívia,

Naquela oportunidade aconselhei que regasse uma vez por dia em lugar de três e mostrei meu temor com o excesso ou fertilização errada. Lembra? Pois é, não sei qual adubo está usando, se ele é orgânico, químico, formulado; se possui maior ou menor concentração de macro ou micro nutrientes ou de ácidos húmicos. Enfim, é essencial compreender que qualquer coisa que adicionemos ao solo será absorvido pela planta através das raízes. Vegetais, como as pessoas, sofrem de “indigestão” ou até de exageros alimentares e, no caso das plantas, esses desarranjos podem causar problemas como: envenenamento, murcha ou ataque de insetos e doenças atraídos pelo debilitamento, ou pela alteração da seiva ocasionada por algum elemento em demasia.

Não se deve aplicar adubos, da mesma forma que não se deve consumir remédios ou vitaminas sem antes consultar um especialista e, as vezes, fazer análise de solo, tratando-se de uma planta.

Pela imagem que recebemos percebe-se murchamento da muda e a causa pode ser o mofo cinzento (Botrytis cinerea) que é combatido com pulverizações de sulfato de cobre

Tomara que seu brinco-de-princesa melhore!

Abraços,

Data da pergunta: 28/12/2011 11:46:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *