Pergunta de LILIAN SANTANA DE SENA

Nome: LILIAN SANTANA DE SENA
Cidade: SALVADOR – AC
Pergunta: Olá Raul!! gostaria de saber se posso cultivar roseiras em vasos na varanda do meu apto. E tambem se posso substituir a luz solar por luz artificial. Muito obrigado.



Resposta:

Pode sim Lilian,

Quando plantadas em vasos devem ser posicionadas em espaços ensolarados, formando conjuntos de três a sete vasos (em número ímpar o agrupamento fica mais informal) de diferentes tamanhos e do mesmo material (barro, terracota ou cerâmica são boas opções).

Em cada vaso devem ser cultivadas rosas da mesma espécie e da mesma cor, por exemplo: se o vaso tiver 60cm de diâmetro pode plantar 4 mudas de cor vermelha, 3 rosas brancas cabem em um com 50cm de diâmetro. Um maior, com 70cm de boca, comporta ate 7 mudas que podem ser púrpuras, amarelas ou com uma tonalidade salmão-laranja.

O substrato pode ser enriquecido com esterco curtido e farinha de ossos.

Após o transplante, a rega deve ser abundante, entretanto três ou quatro dias depois o solo deve ficar mais enxuto.

Para intensificar as floradas os adubos foliares dão bons resultados, quando utilizados quinzenalmente, e a fórmula mais adequada é aquela que se aproxima ao NPK 10-30-20.

Infelizmente a luz solar é insubstituível, as roseiras precisam de sol para processar a fotossíntese. As plantas transformam energia luminosa em energia química, para adquirir a sua cor verde nas folhas.

 

Abraços,

Data da pergunta: 20/10/2010 21:21:01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *