Pergunta de liane

Nome: liane
Cidade: valinhos – AC
Pergunta: Raul, é um privilégio poder consultá-lo, mas vou dar trabalho, esta é minha primeira pergunta das muitas que tenho: compramos uma casa em agosto com aprox. 100 m2 de gramado na frente (sol poente) com buxinhos, ciprestes, kaizuka, podocarpos junto ao muro e agapantos fazendo o “colar” do jardim. Parece que algumas especies ficaram fracas, até a grama nao tem o mesmo vigor, cresceu mais fina, eu podava com cortador de lamina, mudei pra cortador de fio de nylon, será que a grama estranhou? Qual é o mais indicado? Eu adubei em setembro/outubro, estava tudo bonito… melhor aguardar a primavera para adubar de novo? Muito grata e nem preciso dizer o quanto é valioso seu site.



Resposta:

Obrigado Liane,

Valinhos tem clima tropical de altitude (está 660 m acima do nível do mar, um pouco abaixo do município de São Paulo). Recomendo:

– Cortador elétrico com ½ HP, no lugar daquele de fio de nylon, para o corte desse gramado com 100 m²;
– Esse corte deve ser mais alto, com 3 a 4 cm, para que a umidade na época da estiagem seja mais bem preservada;
– A adubação no outono deve ser no sentido de proteger as plantas do frio e da estiagem. Aplique 30 g de sulfato de potássio por m² nas áreas gramadas e o equivalente a 3 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e 400 g de torta de mamona por m² nas plantas.
– Pulverize com enxofre, preventivamente, suas plantas.

Pronto! Seguramente é o suficiente para seu jardim passar o período de frios em uma situação confortável.

Abraços,

Data da pergunta: 18/04/2012 11:00:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *