Pergunta de Leda Castelo

Nome: Leda Castelo
Cidade: rio de janeiro – AC
Pergunta: Obrigada por ter me respondido à pergunta anterior.
Tenho um cajueiro que floresce e nasce mas todos os cajus tem menos de dois cm, mesmo depois de maduros.
Gostaria de saber também como fazer mudas de coqueiro e quais fertilizantes devo usar.



Resposta:

Oi Leda,

Há, mais ou menos, vinte variedades de caju. Elas se diferenciam pelo formato do pseudofruto e sua consistência, além do sabor, da cor e do tamanho dele. É importante saber qual deles é o que você cultiva, sendo que há, também uma diversidade de cajueiros agrupados em dois tipos: o comum e o anão precoce.O comum alcança mais de 5m com um diâmetro de copa de 12m e 14m, com plantas em que a altura chega até 15m e a copa a 20m de diâmetro. As árvores do tipo anão precoce atingem em média de 4m e diâmetro de copa entre 5m e 8m, sendo possível, no entanto, encontrar plantas fora desse padrão.

Depois da fertilização da flor, a haste que a sustenta apresenta-se avermelhada e, depois de uma semana mais ou menos, o fruto aparece. 30 a 40 dias depois, esse fruto para de crescer e começa a diminuir até completada a maturação, quando alcança um terço do tamanho máximo. Contrariamente, o pseudofruto cresce mais lentamente, atingindo seu tamanho máximo apenas perto de terminada a maturação. Até a quarta semana aproximadamente, a castanha, que é o verdadeiro fruto, torna-se maior que o pseudofruto, que é o que possui suco. Após a maturação, não obstante a grande variação da relação peso do fruto/peso do falso fruto, o fruto representa aproximadamente 10% do peso total.

Uma análise do solo seria conveniente para saber se há deficiência de: fósforo, magnésio, zinco e boro, principalmente. Estes nutrientes são importantes para o desenvolvimento dos frutos.

O coqueiro brota a partir do coco, simplesmente. A adubação deve ser assim: trinta dias antes do cultivo, abra covas de 60 x 60 x 60 centímetros para preencher com terra arenosa, três quilos de esterco curtido e 500 gramas de superfosfato simples, tudo bem misturado. Plante a muda com cuidado para não enterrar o caule. Depois de um mês, aplique ao redor dela 300 gramas de salitre do Chile e 200 gramas de cloreto de potássio, afofando o solo.

Abraços,

Data da pergunta: 19/04/2011 19:37:43

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *