Pergunta de Kaline Regina

Nome: Kaline Regina
Cidade: Sorocaba – AC
Pergunta: Olá tudo bem, Seu Raul?
Estou com uma terrível dúvida…Tenho muitas plantas em vasos ,hortelã,melissa, morango( que não para de dar frutos!), tomilho, bálsamo, e um limoeiro.
è o seguinte.Tinha caido no vaso do limoeiro semente de melancia e cresceu, cresceu muito nunca tinha visto pe de melancia! saia muitas flores man nunca vingava, só que ele enfraqueceu meu pe de limão que apesar de novo tinha frutos(alguns) as folhas ficaram feias e amarelas e os limãozinhos pararam de crescer.Eu tirei a melancia e peguei esterco de cavalo moí um pouco na ,mão e coloquei misturando na terra (o esterco tava meio fresco) e coloquei nas outras plantas também…Só que agora me falaram que não podia ter colocado esterco fresco! Eu não sabia!!
Minhas plantas vão morrer?
Grata pela atenção
Desculpe o texto muito grande…:P



Resposta:

Calma Kaline,

 

Realmente nunca deve ser usado nenhum adubo orgânico verde, isto é, sem estar bem curtido. Os estercos quando ainda não decompostos são cáusticos causando queimaduras e, às vezes, contaminações. Esperemos que nada de ruim aconteça com suas plantas. Acho, inclusive, que o estrume de cavalo vai melhorar as condições físicas e biológicas do solo. Porém, dependendo da ração consumida pelo animal, também pode ser uma boa fonte de nutrientes, especialmente se usar um pouco de torta de mamona e de farinha de ossos, como complemento dessa adubação.

 

Abraços,

Data da pergunta: 26/01/2011 23:56:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *