Pergunta de Kaline Regina

Nome: Kaline Regina
Cidade: Sorocaba – AC
Pergunta: Olá senhor Raul, tudo bem?
Tenho uma outra pergunta.?? sobre o pé de limão que eu tenho em um vaso ( o da foto), já tem sete meses que eu tenho esse pezinho de limão e faz um mês que eu tirei do vaso um pé de melancia que acabou nascendo no vaso também…Eu nunca tinha visto pe de melancia por isso não imaginava que iria crescer tanto e tirar os nutrientes do limão ( que já estava com frutos).
Eu tirei a melancia, mas o limoeiro esta feio com folhas amarelas e não tem folhagens novas coloquei o esterco de cavalo mas será que eu tenho que podar a planta? O que devo fazer?
Grata pela atenção.



Resposta:

Olha só Kaline,

O limoeiro, que é mostrado na imagem pode estar iniciando uma infestação de lagarta-dos-frutos, já que elas se enrolam nas bordas das folhas para se abrigarem dos inimigos naturais. Mais tarde, ataca os frutos em diferentes estágios e danifica as folhas.

Pulverize com óleo de neem a 1,0%. É importante não aplicar com as folhas molhadas ou carentes de regas. Pode-se usar junto com outros produtos orgânicos como adubos foliares, por exemplo um NPK: 10-10-10, desde que não sejam à base de cobre ou enxofre. Espere no mínimo 6 horas antes de molhar as folhas com água. Repita isto 3 vezes, com um espaço de uma semana.

No vaso, polvilhe 100g de calcário dolomítico, afofando em seguida e regando depois. 3 dias mais tarde coloque na terra misturando bem 10 colheres de sopa de cinzas de lenha, sem sal nem restos de gordura.

O limoeiro vai sarar, garanto!

Abraços,

Raul
 

Data da pergunta: 03/02/2011 17:32:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *