Pergunta de Juliana

Nome: Juliana
Cidade: Nova Lima – AC
Pergunta: Olá Raul, gostaria de receber sua ajuda: me mudei de Curitiba para Belo Horizonte faz um mês. Minha palmeira-ráfia veio num caminhão baú, junto com a mudança. Em Curitiba, ela ficava numa sala, com pouca luz mas alguma luz indireta. Suas folhas eram altas, não pendiam para baixo. Agora, ela está numa varanda, no 13º andar, com bastante luz indireta (não bate sol). Mas de vez em quando há vento. As hastes se curvaram um pouco para o lado e as folhas da Ráfis estão pendendo para o chão, curvadas, e todas pendendo para um lado só. Dá a impressão de que ou o excesso de luz ou o excesso de vento “moldaram” as folhas pra baixo… será que preciso dar algum cuidado extra pra ela? Será que o vento da varanda está prejudicando a planta? Será que a baixa umidade do ar dessa região prejudicou a planta? Tem alguma tecnica/cuidado para levantar as folhas novamente e corrigi o prumo? Muito obrigada !!! Abraços,

Resposta:

Oi Juliana,

 

Suas observações estão certas. Sua palmeira-ráfis está estranhando a “nova casa”. O vento seco faz com que as folhas percam a robustez que elas tinham quando ficavam numa sala protegida das alterações de luz, umidade ambiente e principalmente das correntes de ar.

 

Isto pode ser contornado pulverizando as folhas diariamente com água mineral. 1 litro é suficiente para uma semana. A cada 10 dias adicione umas gotas de Biofert plus.

 

Ela vai gostar!

Data da pergunta: 30/08/2011 0:30:48

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *