Pergunta de José Pereira de Souza

Nome: José Pereira de Souza
Cidade: Paulista – AC
Pergunta: Sr. Raul, saudações:
Plantei uma videira há mais ou menos cinco anos. Não tenho experiência. Ela desenvolveu. Muitas ramas e folhas e ótima sombra. Disseram-me e li a respeito que tinha que podar. Podei. Surgiram uns cachinhos e pensei que eram as uvas. Secaram e cairam. Já podei algumas vezes e até agora nada. Da última vez brotaram muitos caxinhos, mas cairam todos. Gostaria que me desse umas dicas básicas.
Ficarei muito agradecido. Talvez eu tenha que eliminar e plantar outra, ou deixar
para sombra e paisagem. Abraços, JPSOUZA



Resposta:

Caro José,

Talvez precise algo mais do que dicas básicas. A questão é saber que variedade foi usada, se foi enxertada, em que tipo de solo está sendo cultivada, quantas horas de sol recebe. Enfim, são vários os fatores que incidem para que frutifique.

É importante, no primeiro ano, deixar o ramo principal crescer livremente, eliminando os ramos secundários, conhecidos como “ladrões”. A seguir deve ser feita uma poda deixando três gemas. Já adulta, a parreira deve ter seus sarmentos podados anualmente e esta poda tem que ser ajustada conforme a variedade.

O solo precisa ter um pH aproximado de 6,5. Se for ácido, pode ser corrigido com calcário dolomítico. Uma adubação básica para incentivar a frutificação pode ser esta:

* 800 gramas de farinha de ossos
* 300 gramas de superfosfato simples
* 50 gramas de sulfato de magnésio
* 50 gramas de bórax

Entretanto a melhor dica é fazer uma análise de solo, onde será observada a necessidade nutricional da parreira.

Data da pergunta: 07/05/2010 20:56:26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *