Pergunta de jose carlos

Nome: jose carlos
Cidade: caçador – AC
Pergunta: Olá, Raul,boa tarde! Sou jardineiro desde meus 9 anos de idade… agora tenho 37. Com todo esse tempo de experiencia, me tornei paisagista auto didata, e queria saber a sua opinião. Por vc ser um paisagista renomado…Sem a regulamentação da profissão de paisagista, como devo apresentar-me para meus clientes, ja que só como jardineiro, eles não botam confiança no meu potencial de projetar e executar lindos jardins. Muitos clientes, no qual eu ja faço uma exelente manutenção de seus jardins, quando querem replanejar o jardim, acabam contratando outros proficionais da área e eu, mesmo insistindo e mostramdo trabalhos meus já executados, não consigo convence-los. Será que isso se deve à falta de um diploma? O que devo faser para conquistar os clientes ?
Desde já, agradeço muito!



Resposta:

Caro José Carlos,

Não é demérito o fato de não ter cursado uma faculdade. Le Courbusier, Frank Lloyd Wright, Edward D. Stone e o paisagista Dan Kiley, todos famosos profissionais na área da arquitetura e do paisagismo, não tinham diploma. Outros personagens célebres como: Benjamim Franklin, Woody Allen, Jose Saramago, Abraham Lincoln, Churchill, Eike Batista, Clint Eastwood, Bill Gates, Steve Jobs, Luc Besson e Walt Disney eram ou são autodidatas.

Entretanto, mesmo não frequentando a universidade, devemos estudar e capacitar-nos para projetar jardins. Um paisagista precisa expressar suas ideias através de desenhos, assim como conhecer espécies de modo profundo, entendendo suas funções e necessidades.

Mesmo sem a regulamentação (cujo Projeto de Lei está na Câmara dos Deputados) pode-se apresentar como paisagista, desde que tenha a certeza de que vai fazer bonito.

Abraços,

Data da pergunta: 20/04/2012 13:48:27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *