Pergunta de JOS?? ROMUALDO MOREIRA

Nome: JOS?? ROMUALDO MOREIRA
Cidade: Formosa – AC
Pergunta: Oi, Raul,

Moro em Formosa/GO, perto de Brasília, clima com pouca umidade. Vou plantar grama esmeralda no meu qintal, 400 metros quadrados. Para aplaianar o terreno, cobri todo ele com uma camada de 10 a 15 cm de terra vermelha. Assim ele ficou pobre em nutrientes. Quero saber, além do calcário, que tipo de adubo devo colocar para preparar para apllicar a grama e em que proporção. Alguém me falou que além do adubo químico (4-14-8) eu deveria usar esterco de galinha. Temo que este tipo de esterco traga sementes de ervas daninhas e tiririca. Como fazer para enriquecer o solo e evitar ervas daninhas.

Agradeço atendipadamente pela orientação.



Resposta:

Vamos lá, José Romualdo!

 

Esterco de galinha, nem pensar. Se foi feita uma camada de terra vermelha vai ter que adicionar uma porção de areia, do contrario o terreno vai ficar muito compactado na seca e barrento nas chuvas. Faça o seguinte antes de plantar a grama:

 

* Adicione uma camada de 5cm de areia e afofe para que penetre no solo.
* Polvilhe 300 g por m² de calcário dolomítico.
* Polvilhe 200 g de Yoorin Máster.

 

É importante que estes elementos penetrem no solo de modo homogêneo até uma profundidade de 10 cm. Nada de esterco nem cobertura depois de plantada. Regue generosamente nos primeiros 15 dias, sempre cedo de manhã. Passado esse período pode fazer uma cobertura de 2 cm de espessura com um substrato para gramados ou com areia e depois de 30 dias de plantado, após o 1° corte, aplique adubo Dimygrass 30 g por m².

 

Abraços,

Data da pergunta: 08/05/2011 21:04:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *