Pergunta de JOS?? ROMUALDO MOREIRA

Nome: JOS?? ROMUALDO MOREIRA
Cidade: Formosa – AC
Pergunta: Meu pé de jaboticaba era normal. com mais de 10 anos. Dava fruto todo ano. Este ano, encheu de frutos e antes que amadurecessem começaram a secar. Pensei que fosse falta de nutrientes e fiz burcaos em volta e coloquei nutrientes conforme aconselhado (adubo orgânico, cinza e etc). Mas não adiantou. Ele morreu. Não descobri a razão da morte. Passado três meses de sua morte, meu pé de macadâmia, com cinco anos de idade, já com uns quatro metros de altura, secou repetinamente e morreu. Notei as folhas secas num dia e no terceiro já estava tudo seco. Não notei qualquer doença aparente nas folhas ou galhos. O que pode ser isso? Estou com receios de isso acontecer com as outras plantas.



Resposta:

Olá José,
O fato de abrir buracos pode ter sido um dos problemas. O sistema radicular mesmo de árvores está em sua maioria nos primeiros 20 centímetros do solo, região onde geralmente há maior disponibilidade de nutrientes. Cavoucar para colocar nutrientes acaba destruindo parte do sistema radicular debilitando a planta.
Outra questão a observar é a presença de minerais que não são bons para a planta e se estes estavam em excesso. No caso das cinzas, se for de churrasqueira por exemplo, pode ter uma grande quantidade de sais que são prejudiciais às plantas.
Quando repetires a adubação preste atenção nesses detalhes e faça a adubação apenas superficialmente criando barreiras com troncos ou tijolos para que a água não leve o material que você depositou sobre o solo e dispondo-o na projeção da copa da planta.
Esperamos ter ajudado
Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias
*esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

Data da pergunta: 23/03/2014 19:07:11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *