Pergunta de jakeline

Nome: jakeline
Cidade: campo grande ms – AC
Pergunta: Olá, gostaria de saber como devo aplicar o calcário no meu solo, tenho vario plantas frutíferas que não estão se desenvolvendo, meu pé de limão, pitanga e acerola foram plantadas a mais de um ano e ainda não atingiram 60cm de altura, fiz algumas podas e elas até cresceram um pouquinho mais não passou disso. Ao meus pés de coco que comprei produzindo, os frutos secaram e cairam e outros que comprei um pouco menor estão morrendo. Tento outras plantas como um Ipê e sibipuruna que também não se desenvolve. Pelas pesquisas que fiz na net parece que o meu solo é muito fraco e devo aplicar o calcário, mas ainda não descobrir como aplicar quando as plantas já foram plantadas.
se puder me ajudar, agradeço desde já.



Resposta:

O ideal seria ter feito uma boa adubação na cova, antes do plantio. Aplique 1 kg de calcário dolomítico por m² ao redor de cada planta, observando como limite a projeção da copa; faça uma leve incorporação nos centímetros iniciais e espere o material reagir por 3 meses.
Aplique 500 g/m² de adubo NPK 05-20-20 no mesmo local do calcário e faça o mesmo procedimento de incorporação. Junto com o adubo, aplique 05 litros/ kg de húmus por planta. Repita a aplicação de húmus a cada 06 meses.
Comentário final
A descompactação é feita pelas próprias raízes quando as condições de crescimento são favoráveis. Adubação com NPK e ureia mais uma fina camada de terra vegetal (2 cm) favorecem o bom desenvolvimento de gramado.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 05/08/2013 10:19:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *