Pergunta de Isadora Almada Furtado

Nome: Isadora Almada Furtado
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Boa noite, Raul.

Tenho um pé de jasmim de Madagascar que foi atingido por cochonilhas (uma colônia mesmo). Com muita paciência, limpei com algodão umedecido com uma solução de água e sabão de coco. Várias folhas ficaram amareladas e eu as retirei. Meu pé de jasmim não mais tem cochonilhas contudo, em sua terra tem uns bichinhos que parecem piolhinhos, são meio acinzentados. Estes bichinhos também habitam um dos meus canteiros.

O que acontece é que, quando eu comprei o pé de jasmim (há uns 7, 8 meses atrás), ele deu flores e cresceu muito rápido. Hoje, ele não cresce tanto. Não sei se foi por causa das cochonilhas ou é por causa desses bichinhos que mencionei. Ah! Eu não troquei a terra do jasmim. Estou esperando trocar de vaso quando comprar uma treliça para ele.

Gostaria de saber se essa estiagem no crescimento dele é normal, ou se ele deve estar com insuficiência de matéria orgânica, ou outra coisa.

Grata,
Isadora.



Resposta:

Boa noite Isadora,

Esses “piolinhos” devem ser cigarrinhas-da-raiz. Elas prejudicam seu jasmim porque extraem água e nutrientes, além das contaminações. Tente combatê-las catando-os manualmente e usando um inseticida a base de óleo de neem.

Abraços,

Data da pergunta: 10/07/2012 18:28:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *