Pergunta de Iara Pellegrini

Nome: Iara Pellegrini
Cidade: Cachoeira – AC
Pergunta: Caríssimo Raul

Parabéns por seu JARDIM DAS ID??IAS…sou fã e queria muito partilhar com vc uma idéia que precisa de colaboradores. ?? a construção de um Blog que estou registrando com o nome Bem me quer..uma ação de amor. ?? uma atividade educacional – pretendo que seja uma creche, com o objetivo de estimular nos pequeninos os cuidados com o meio ambiente. Como no projeto tem uma fazendinha, que plantas vc me indicaria para um trabalho com crianças?
Obrigada – Iara Pellegrini (Pedagoga.Ed. Ambiental)



Resposta:

Querida Iara,

 

Obrigado pelo afeto.

 

Em primeiro lugar é fundamental que as crianças fortaleçam os laços com as raízes regionais; que amem a paisagem cortada pelo rio Paraguaçu, que cultivem camélias para nunca se esquecerem de André Rebouças, o conterrâneo que lutou pela abolição da escravatura.

 

Que curtam Castro Alves, outro motivo de orgulho de sua terra, que um dia escreveu:

 

Unidas… Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!

 

Que sempre amem as cachoeiras e os juazeiros e que aprendam a fazer geléias com seus frutos. Que respeitem o sincretismo e suas árvores sagradas, independente da fé religiosa; sim! porque isto é cultura. Cultura é não deixar morrer os buritis, os umbuzeiros, as mangabeiras.

 

Cultura é compreender que não se pode viver feliz sem comer algo que é azedinho e doce ao mesmo tempo, como a pitomba, ou saborear a polpa alaranjada do puçá. Essas crianças nunca devem esquecer de que nasceram na "Meca da Bahia".

 

Creio que a pesar da globalização, Iara, vocês devem ser baianos do berço até a morte

 

Ensine isto a seus meninos e a suas meninas: o melhor lugar do mundo é aquele onde nos sentimos amados e para que isto aconteça precisamos amar nossa terra;

 

Abraços,

Data da pergunta: 12/02/2011 22:59:51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *