Pergunta de Grazielle

Nome: Grazielle
Cidade: Cel. Fabriciano – AC
Pergunta: Olá Raul, boa noite!

Na minha rua ha uma Murta já plantada há muito tempo… ?? um arbusto bem antigo plantada em um vaso de+ ou-50cm altura e diamentro numa área onde toma sol o tempo todo.. só que, nunca deu flor. A dona da árvore disse que irá cortá-la pois está frustrada por ela nunca ter florido. O que ela pode fazer? Pq a planta nunca floriu? Abraços e desde já, obrigada pela atenção! Grazielle



Resposta:

Estou com uma duvida Grazielle,

Qual das murtas é essa? Sim, porque existem pelo menos três espécies conhecidas popularmente como murtas, são: Myrtus communis, Myrica cerifera e Murraya exótica.

A primeira é uma arvoreta conhecida também como: mirta, murta-cheirosa ou murta-verdadeira. A copa é arredondada, sua folhagem é densa e as flores aromáticas. Alcança até 4m de altura e é nativa do Mediterrâneo.

A Myrica cerifera, é a que em Estados Unidos chamam de bayberry. As folhas são mais delicadas e as flores de cor creme, menores do que na anterior. Lá é responsabilizada pelos incêndios espontâneos na mata.

A que menciono por último, comumente é conhecida como falsa-murta ou jasmim-laranja. De tamanho maior do que as outras, têm folhas brilhantes e flores brancas, muito perfumadas, que se transformam em frutinhos vermelho-alaranjados.

Acredito que estamos falando dela. A causa de não florir se deve ao espaço restrito do vaso e, possivelmente, às podas que inibem seu florescimento. O ideal é usar uma adubação adequada para promover essa florada, por exemplo, o Foligreen 10-46-16 + micro que é aplicado foliarmente através de pulverização. Vai recuperá-la do estresse, estimular as raízes e, claro, impulsionar a florada.

A troca para um vaso maior favoreceria bastante.

Abraços,

Data da pergunta: 06/11/2010 22:02:12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *