Pergunta de Grazielle

Nome: Grazielle
Cidade: Cel. Fabriciano – AC
Pergunta: Olá Raul e toda equipe do Jardim das Ideias!!! Eu quero saber o que fazer para deixar os frutos da goibeira, saudáveis! Na porta da minha casa há uma goiabeira branca (amarelada) e até no ano passado ela deu ótimos frutos. Acontece que este ano não pudemos aproveitar quase nada…. As goiabas estavam todas brocadas e bichadas!!! O que eu posso fazer para ajuda-las a ficarem fortes e saudáveis para a próxima temporada? Abraços.



Resposta:

Como vai Grazielle!

Essa goiabeira foi atacada pela mosca-das-frutas.

Uma forma de combater-la é com uma armadilha contendo um líquido açucarado. Faça assim: em uma garrafa PET é colocado suco de uva ou melaço de cana, com um pouco de Pinhosol, para atrair a mosca para dentro da garrafa e fazer com que ela acabe se afogando nessa solução .

Vai precisar:

• 1 garrafa transparente PET de dois litros,
• 1 canivete,
• 1 caneta,
• 30 centímetros de fio de náilon.

Como montar:

1º passo:

Usando a caneta, desenhe sobre o rótulo da garrafa três quadrados com dois centímetros de lado cada um. Faça-os a uma distância de oito centímetros um do outro, aproximadamente, e todos na mesma linha.

2º passo:

Aqueça a ponta do canivete e corte os quadrados, seguindo as linhas marcadas pela caneta. Depois, retire o rótulo.

3º passo:

Pegue o fio de náilon e prenda o gargalo da garrafa, para ser pendurada na copa da goiabeira, a uma altura de 3/4 do tamanho da árvore, a partir do solo. Instale a armadilha em um galho mais periférico e menos exposto ao sol.

Os buraquinhos vazados da garrafa servirão de porta de entrada ao inseto. Faça como máximo três furos evitando que a mosca fuja dessa armadilha.

Com ajuda de um funil, coloque a mistura na garrafa. Tampe para evitar que a água de chuva entre nela. Troque o líquido da garrafa a cada semana. Lave com água o recipiente para retirar os resíduos, antes de colocar a nova.

Pronto! Você vai poder comer goiabas sadias e saborosas da próxima vez.

Abraços,

Data da pergunta: 02/04/2012 23:09:36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *