Pergunta de Gisele Kersul Soares

Nome: Gisele Kersul Soares
Cidade: Pouso Alegre – AC
Pergunta: Oi Raul, Boa noite. Parabéns por seu lindo trabalho. Moro no sul de Minas e formei um pomar em minha casa, pois tenho um bom espaço de quintal.
Comprei várias mudas exertadas em uma loja especializada em minha cidade (Pouso Alegre). Tenho limão, mexirica, pêssego, uvaia, pitanga, jabuticaba, goiaba vermelha, seriguela,lichia , laranja lima , manga, framboesas, amora e as plantei ao longo de dois anos, cada uma em uma época. Tenho algumas em vaso também ( sou muito apaixonada por frutíferas),
Minha pergunta é: ?? verdade que as árvores enxertadas não tem muito tempo de vida? Talvez seja uma pergunta boba, mas já ouvi alguns comentários sobre isso.
Tomara que não, tenho muito amor nelas.
Já te agradeço Raul. Um abraço.



Resposta:

Oi Gisele, o blog agora é administrado pela equipe Jardim das Ideias STIHL.
A enxertia é feita justamente para prolongar a vida das plantas. O cavalos ou porta enxertos, plantas sobre as quais as borbulhas, gemas ou estacas são enxertadas são escolhidas por terem algum tipo de resistência a pragas e doenças. Estas pragas e doenças, caso as plantas não tivessem sido enxertadas, poderiam trazer a morte das plantas em pouco tempo. Outro motivo para se fazer a enxertia é a possibilidade de ter plantas idênticas ou clones no caso de pomares de grandes dimensões; ter uniformidade. A enxertia também serve como forma de multiplicação de material genético de qualidade superior.

Abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 19/04/2013 18:47:19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *