Como acertar na poda de árvores frutíferas?

Nome: Francisco Otávio Gottardello
Cidade: Monte Siao – MG
Pergunta: Karol. Comprei uma pequena chácara entre Monte Sião e Águas de Lindóia. Tenho tentado acertar nas frutíferas e flores mas não tenho acertado muito; principalmente quanto a podas e pragas. Poderia dar algumas dicas para quem nunca mexeu com isso?

Resposta: Olá! Tudo bem? Agradecemos o seu contato. Sobre sua questão: Faça podas de formação e manutenção. No período no final do outono e antes do final do inverno é o período ideal para a realização de podas de manutenção e formação da maioria das árvores, não podando drasticamente (retirando as galhadas mais internas e que não permitem a ventilação), em geral se poda 30% da árvore, dando forma (direcionando) e tirando os galhos mortos.
OBS: Essas condições são generalistas e podem variar de região para região, bem como a espécie a ser podada. Outra condição a ser observada e a assepsia das ferramentas de corte, devendo sempre limpara antes e depois da poda.  Uma boa poda, juntamente com cuidados nas regas e adubação, diminui a surgimento de pragas, pois mantem a fitossanidade da planta boa.
Espero ter ajudado!
Fágner Henrique Heldt – Biólogo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *