Incidência de luz nas plantas

Nome: FRANCISCO FRANCISMAR FERREIRA SALES FILHO
Cidade: Fortaleza – CE
Pergunta: Boa tarde Raul

Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu site. Ele é muito enriquecedor. Estou precisando beber um pouco da sua cultura. Por favor, peço sua ajuda.

Segue ABAIXO O LINK DOS DOIS VIDEOS que eu fiz hoje do meu jardim que cultivo na varanda do meu apartamento para que vocês possam analisar a incidência da luz solar e o estado geral das minhas plantas trepadeiras Lágrimas de cristo e thumbergia e das orquideas. fiz a medição com o luximetro do aplicativo do celular e os valores registrados aqui na varanda ficaram apenas entre 700 a 1000 luxs.

VIDEO 1: https://www.youtube.com/watch?v=F2NLKKPOhWQ

VIDEO 2: https://www.youtube.com/watch?v=qRnOYk_SH8w

Estou adubando quinzenalmente as trepadeiras e a rosas do deserto com o adubo liquido biofert universal. Seguindo orientação de um amigo agronomo professor da UFC, em cada vaso grande da trepadeira, eu estou colocando três tampinhas (5ml por tampinha) do produto biofert universal concentrado ( NPK 6-4-4+10) diluido em 500 ml de agua. Rego as trepadeiras diraiamente (500 ml de agua em cada vaso).

As rosas do deserto rego em dias alternados e ponho 250ml de agua em cada vaso. E quinzenalmente, eu ponho 1 tampinha (5ml) do adubo biofert universal concentrado ( NPK 6-4-4+10) diluido em 500 ml de agua. Depois de diluido em agua, aplico 250 ml em cada vaso da rosa do deserto.

Acabei de comprar o biofert jardim (NPK 4-14-8 +6) numa loja da internet e estou esperando chegar para começar a adubá-las com biofert jardim que segundo pesquisei é bem mais indicado para estimular a floração. Me aconselharam usar o biofert jardim apenas pulverizando as folhas das trepadeiras, o que vc acha? Devo aplicá-lo tambem no vaso grande junto ao caule e as raizes das trepadeiras em substituição ao biofert universal que atualmente estou utilizando?

Em relação as orquideas, eu estou quase desistindo de cultiva-las. Para você ter uma ideia eu já perdi 3 exemplares de phaleanopsis que morreram recentemente. Atualmente, tenho 7 orquideas phaleanopis. Por sugestão desse meu amigo agronômo passei a rega-las diariamente com pulverizador pela manha e estou adubando-as quinzenalmente com o produto biofert orquideas pulverizando raizes, substrato e folhas. Comprei um produto chamado natupirol (extrato pirolenhoso) que me aconselharam usar quinzenalmente nas orquideas 0,5ml do produto diluido em 1 litro d’ agua. Me falaram que o extrato pirolenhoso é um excelente enraizador e repelente de fungos e bactérias. O que você acha desse produto, qual é a sua opinião ?

Tenho atualmente 7 orquideas phalaenopsis na varanda do meu apartamento no 1o. andar de um prédio residencial em Fortaleza-CE. Comprei as orquideas no final de novembro numa exposição de orquidários em fortaleza. Transplantei para os vasos de ceramica em dezembro. No momento, elas estão totalmente sem brotos e flores e com pequenas hastes. Replantei cada uma dentro de um vaso de ceramica com furos (apropriado para orquideas) pendurados por arames numa tela de aço (especie de caramanchão que funciona como teto da varanda). Por cima desta tela de aço eu tenho ainda uma placa de policarbonato transparente que coloquei para proteção da chuva mas que escurece a varanda.

Tenho no total 4 (quatro) pontos de luz, 2 ( dois) em cada parede. Nao tenho como colocar ponto de luz no teto já que na cobertura da varanda existe uma trepadeira lagrima de cristo presa nesta tela de aco coberta com pvc verde (caramanchão).

A minha duvida são as seguintes:

a) você me aconselha colocar 4 lampadas super led 50w totalizando 200w ou 4 lampadas de 30w totalizando 120w ou devo por lampadas de led mais potentes ?

b) Nao entendo nada em relação ao efeito da cor da luz sobre as orquideas. Me explica melhor o efeito que cada cor produz sobre a planta. A minha varanda é muita escura. So recebe luz indireta do sol. Fiz a medição a incidencia de luz hoje as 10h da manha por meio de um aplicativo luximetro do meu smartphone e os valores ficaram apenas entre 250 lx a 700 lx. O meu maior objetivo é fazer com que as orquideas floreçam. Portanto, no meu caso voce aconselha colocar todas as luzes branco fria (6500K) ou devo colocar duas lampadas branco fria (6500k) na área mais perto das orquideas e duas lampadas amarelas na área mais distante (3000k branco quente) ?

c) Pesquisei na internet e observei que existem varios fabricantes de refletores led ( ex. galaxy led; brimax/bwx, etc). Qual marca e o modelo de refletores super led voces recomendam ?

Resposta: Olá, tudo bem? Primeiramente esclarecemos que nos últimos dois anos quem está incumbido de responder as questões referentes ao Jardim das Ideias é Fágner Henrique Heldt, bacharel em ciências biológicas com ênfase em biotecnologia e mestrado em qualidade ambiental. Em relações as suas perguntas, irei tentar responder de maneira objetiva as dúvidas que entendi que você tem e caso não responda alguma peço a gentileza que a o faça novamente, para que possamos lhe auxiliar da melhor maneira possível. Vamos esclarecer algumas coisas, existe um adubo o qual é indicado para a manutenção das orquídeas, e que deve ser aplicado conforme instruções e outro para a floração, quando apresentarem sinas iniciais da floração da mesma. Nesse aspecto também saliento que deve ser observado que em alguns exemplares a planta pode demorar de 1 a dois anos para florir. Outro aspecto que saliento é a necessidade de um bom substrato, que não acumule água nas raízes (raízes apodrecidas, fazem com que a planta definhe), sendo um bom substrato a casca de pinus. Em relação a incidência de luz, realmente as orquídeas gostam de luz direta (que no seu caso é um problema), mas não direcionada a ela, portanto as lâmpadas onde queres colocar não é o mais indicado, muito provável que a trepadeira em cima delas esteja competindo com as orquídeas pela luz, dificultando o desenvolvimento das orquídeas. A placa de policarbonato, também é um problema da incidência de luz (diminuindo a intensidade). Essa competição e deficiência de luz é observada pela coloração das folhas das orquídeas, as quais estão com um verde escuro. Quando as orquídeas recebem luz de maneira adequada, suas folhas apresentam folhas com um verde mais claro. Como minha indicação, iria sugerir uma reordenação no seu espaço, fazendo você mesmo ou pedindo auxilio para um profissional de sua região. Primeiramente iria reordenar a disposição das orquídeas, deixando as mais na parte de fora da varanda; Retiraria a trepadeira de cima das orquídeas, bem como a placa de policarbonato; Realizar podas das folhas com tesoura estéril, somente as folhas que estiverem amareladas; Verificar se os vaso não estão acumulando água; Realizar regas somente quando o substrato estiver seco;
OBS: em determinado casos é necessário podar as raízes (quando se apresentarem em excesso e para fora do vaso). Com essas medidas e tendo um pouco de paciência acredito que as mesma irão florir.
Boa sorte e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt,
Biólogo.
Data da pergunta: 21/04/2017 17:57:24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *