Pergunta de FRANCINE BARBOSA

Nome: FRANCINE BARBOSA
Cidade: BELO HORIZONTE – AC
Pergunta: Olá! Acabo de conhecer o site. Que ótimo!!
Tenho algumas plantas em minha cobertura – maracujá doce, maracujá azedo, jabuticaba, acerola, mexirica, limão e laranja. O sol é abundante, ams tem tb muito vento. Minhas dúvidas são as seguintes:
1 – A jabuticabeira tem mais de 2 mts de altura e já comrpei produzindo. Parece que foi a primeira vez dela e deu uns 20 frutos apenas. Logo após a frutificação, percebi que ela parece fraca. As folhas novas estão anscendo pequenas e amareladas/amarroznadas. Tb tem algo nas folhas que parece deixá-las com as bordas queimadas ou enferrujadas. Será que ela está doente? Ela vivia em um latão e logo que comprei fiz o transplante para um vaso grande.
2 – A aceroleira vive infestada por pulgões pretos horriveis! Use calda de fumo (comprada pronta) sempre, mas eles continuam por lá!! O que fazer?
3 – O maracujá azedo está lindo e o doce estava também, mas agora, as novas folhas estão ficando cada vez menores e a planta tem alguns pontos que estão secando. Há tb folhas nascendo bem tortas. Aos pés dele tem uma forração de clorofito, que está com as folhas “mordidas” são mordidas bem redondinhas e pensei qeu fossem de formiga, mas não vi nehuma grande por lá. Parece mordida de uma bocada só! ?? bem redondinha nas bordas, no comprimento das folhas do clorofito. Será que está passando alguma doença pro maracujá?
4 – E as mudas de mexirica, limão e laranja parecem ter sentido muito a troca de local (da floricultura para minha casa). CAiram todas as folhas! Agora estão nascendo outras. Preciso de algum cuidado especial com elas?
Muito obrigada!! IMPORTANTE: cadastrei meu email errado. O correto é FRANCINESILVA@YAHOO.COM.BR (tinha esquecido de colocar o BR)



Resposta:

Olá Francine,

Obrigado pelos elogios. Vamos por partes:
Sua jabuticabeira precisa de regas diárias e abundantes. Ela é pouco resistente aos ventos;
Use, para combater os pulgões, um inseticida composto por óleo de neem e plante arruda no mesmo vaso;
O maracujá precisa de uma adubação completa. Use Forth Frutas e pulverize com o mesmo produto que recomendei acima;
As mudas de mexerica, limão e laranja passam por um estresse pela mudança de local e o sol forte somado aos ventos deve ser compensado com boas regas e adubações orgânicas.

Abraços,

Data da pergunta: 17/11/2012 17:12:29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *