Pergunta de Fernando Linhares Pereira

Nome: Fernando Linhares Pereira
Cidade: Belo Horizonte – AC
Pergunta: Prezado Raul,
Meu sogro tem um pomar lindo no sítio, todas as árvores são bem cuidadas e frutificam, muitas espécies, uma beleza…
Acontece que as carambolas (e somente elas) sempre são infestadas com uma larvinha, antes de amadurecerem todas ficam assim, impossibilitando o consumo de quase todas. Você tem alguma solução para isso?
Outra dúvida, o cajueiro só frutifica a cada 3 anos, o que é determinante para dar ou não os cajus?
Abraço e obrigado!



Resposta:

 

Olá Fernando,

 

Parece que a mosca-das-frutas escolheu o sabor das carambolas por achar melhor do que o das outras árvores frutíferas. Armadilhas feitas com garrafas pet são uma boa solução. Faça o seguinte:

 

Perto da base da garrafa, abra uma “janelinha” quadrada, com 3 cm nos lados, deixando a parte superior aderida à garrafa, de modo a que fique levantada para cima;
Coloque no fundo da garrafa uma mistura de suco de uva e Pinho Sol;
Pendure uma ou mais delas, nos galhos da caramboleira.

 

Pronto. Os insetos serão atraídos à armadilha pelo cheiro açucarado e ficaram presas, morrendo pelo efeito do desinfetante.

 

O cajueiro é uma espécie tipicamente tropical, preferindo regiões com temperaturas altas e precipitações elevadas. O ideal é uma temperatura média de 27ºC, com mínimas sempre superiores a 22ºC. É sensível ao frio de junho e de julho aí, em Belo Horizonte, principalmente quando a muda é nova. As plantas adultas reduzem a frutificação nessas condições. O vento, também é prejudicial; apesar de ser o principal agente polinizador, quando muito forte, causa queda das flores.

 

Tente uma adubação com o fertilizante orgânico Fert Fish associado a húmus de minhocas, para incentivar a produção dele.

 

.

Abraços,

Data da pergunta: 25/11/2011 0:16:14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *