Pergunta de fernandes santos

Nome: fernandes santos
Cidade: euzebio – AC
Pergunta: o q fazer p/ q a gravioleira segure seus frutinhos?e porque eles ñ crescem?



Resposta:

Olá, Fernandes. Transcrevemos abaixo um trecho de um Comunicado Técnico da Embrapa que fala sobre a polinização manual, prática que aumenta a taxa de pegamento de frutos. Coloque em prática essa e outras indicações contidas no documento.

"A polinização artificial deve ser feita manualmente, com o objetivo de obter o maior número

possível de frutos bem formados. A maturação dos órgãos masculino e feminino nas flores não

ocorre simultaneamente, sendo, portanto, necessário coletar flores ao final da tarde e deixá-las em local arejado até o dia seguinte pela manhã, para que a parte masculina (antera) se abra e libere os grãos de pólen que serão transferidos (polinização) para o estigma (órgão feminino), facilitando, assim, a fecundação.

Para auxiliar na polinização é necessário o uso de um pincel pequeno, de pelo de camelo, o qual é colocado em contato com os grãos de pólen, pincelando-se, em seguida, sobre o estigma das flores. É aconselhável colocar 20% de amido (maisena) junto com as anteras para facilitar a aderência do pólen ao pincel. Pode-se utilizar, ainda, uma bombinha de polinização, porém, não se deve adicionar amido.

A polinização deve ser feita até as 10 h da manhã para que o pólen não se desidrate. Frutos defeituosos ocorrem se a polinização for realizada após este horário. Um botão floral pode polinizar duas flores. O índice de pegamento é de 50% aproximadamente, devendo-se deixar um fruto por ramo. Após a polinização, os frutos levam de três a seis semanas para iniciar o seu desenvolvimento."

O site é http://www.cnpat.embrapa.br/cnpat/cd/jss/acervo/It_002.pdf

Abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 30/09/2013 11:26:16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *