Pergunta de Fernanda M. de C. Veras

Nome: Fernanda M. de C. Veras
Cidade: São Paulo – AC
Pergunta: Olá Raul, parabéns pelo site!
Tenho uma área aberta de 9x5m em São Paulo, frente Sul (geralmente não bate sol das 12h as 16h), venta bastante. Ficaria muito feliz se pudesse me ajudar com as dúvidas abaixo:
1- Minha BANANEIRA tem uns 4 anos, está num vaso de 70cm de altura X 55 largura. Eu adubava eventualmente com NPK mas só deu fruto depois que passei a adubar todo mês com húmus de minhoca e esterco. Desde dezembro do ano passado (quando deu cacho) até agora (março) as bananas cresceram muito pouco, já até cortei o coração em Fev mas ainda estão pequenas… o que devo fazer?
2- Plantei em um vasinho sementes de MARACUJÁ (desses de supermercado). Esse vasinho ficou alguns dias apoiado no vaso maior onde plantei, entre outras coisas, uma muda de goiabeira. Aparentemente o maracujá pegou no vaso maior (se não for outra semente que germinou) e já até começou a se agarrar na parede, mas tanto o maracujá quanto a goiabeira estão com as folhas ???comidas???. Na base do vaso tem dinheiro-em-penca mas já coloquei um vasinho com arruda e um pote com alho e água, aparentemente não resolveu. Será que é lagarta e se sim, qual produto você recomenda que não seja tóxico (tenho cachorros e gatos)? Devo separar o maracujá da goiabeira?
3- Ganhei uma muda, disseram que tinha propriedades anti-câncer, plantei num vaso de 50cm X 50cm. Um amigo disse que pode ser JASMIM-MANGA, o que você acha?
4- Pensei em comprar mudas ou sementes de MIRTILO, CEREJA (variedade prunus prostrata p/ se agarrar ao muro), LARANJA e OLIVEIRA-manzanilla (azeitona de mesa). Você acha que essas plantas se adaptariam bem na minha área, em vasos?
5- Tenho uma JABUTICABEIRA híbrida que dá frutos a uns 2 anos e uma acerola que começou a frutificar esse ano mas desde que comecei a colocar néctar pra beija-flor não dá tempo de colher porque os passarinhos (talvez até um morcego) “atacam” e deixam os frutos cheios de furinhos. Não quero espantar eles, pensei em proteger a maioria dos galhos/frutos com tule e deixar só um ou outro galho/frutos pros passarinhos, será que funcionaria?
Muito obrigada e tudo de bom!



Resposta:

Oi Fernanda, agora o site é administrado pela Equipe Jardim das Ideias STIHL

1 – Continue adubando e aguando sua bananeira. Demora mais ou menos 8 meses até se formar um cacho. Tem uma cartilha da Embrapa que é bem simples e que ensina alguns cuidados básicos com a bananeira. Dá uma olhada:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/497685/1/doc44.pdf

2 – Pode ser lagarta preta que ataca o maracujazeiro (Dione juno juno). O controle é simples. Como elas costumam se agrupar numa única folha, você pode fazer o controle manual retirando as lagartas e matando elas. Se o teu objetivo ao plantar essa planta de maracujá é colher frutos, preciso te alertar que ele é autoimcompatível. Ou seja, o pólen de uma mesma planta não poliniza as suas flores. Precisa de outras plantas para ocorrer a polinização cruzada e se concretizar o pegamento dos frutos. Se você quiser produzir frutos, terá que necessariamente ter outras plantas de maracujá por perto e as abelhas transportarem o pólen até elas ou você fazer polinização manual. Pra você entender melhor isso dá uma olhada nessa reportagem do G1:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/03/polinizacao-artificial-garante-maior-produtividade-do-maracuja-em-mg.html

3 – Você tem alguma imagem desta planta? Só com a sua descrição fica difícil dizer algo.

4 – No nosso site tem um post sobre pomar em vasos. Dá uma lida:
https://www.jardimdasideias.com.br/394-um_pomar_em_vasos

5 – Você pode até proteger a planta inteira fazendo uma estrutura de cobertura com tela tipo sombrite. Essa tela é vendida em casas agropecuárias em diversos modelos e cores. A função primordial dela é reduzir a insolação. Você poderia utilizar uma que diminui a insolação em apenas 25%.

Abraços,

Equipe Jardim das Ideias STIHL
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo da Embrapa, Marcelo Klein

Data da pergunta: 20/03/2013 19:57:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *