Pergunta de FATIMA MENDON??A

Nome: FATIMA MENDON??A
Cidade: brasilia – AC
Pergunta: Olá Raul, gostaria de saber como os paisagistas lidam com as plantas tóxicas, estou preparando meu jardim, e as espécies que tenho para plantar em sua maioria sao tóxicas, que é o caso da alamanda amarela, a costela de adao, o jasmim-manga, amarilis, e azaleias, percebi que a maioria sao tóxicas, e isso me preocupou um pouco. Nao tenho crianças pequenas e nem animais, mesmo assim existe algum perigo plantando todas essas espécies num mesmo espaço?

Obrigado.
Fátima



Resposta:

Não Fátima,

 

Esse perigo não existe desde que fique claro que planta ornamental tem uma função paisagística, e não comestível .É interessante destacar que as plantas possuem, geralmente, algum grau detoxicidade e este aumenta dependendo do solo e da latitude onde é cultivada. Outro fator é a quantidade que é ingerida, mesmo quando utilizadas na medicina uma dose exagerada pode ocasionar efeitos colaterais indesejados.

Um exemplo típico de planta venenosa é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachiapicta), cujas células guardam cristais em forma de agulhas, as ráfides. A irritação e o inchaço provocados por esses cristais podem levar ao fechamentoda glote, e à morte por asfixia. No entanto dificilmente alguém vai, depois delevar à boca, mastigar e ainda engolir uma folha de sabor tão desagradavel.

Outro cuidado que deve-se tomar é com o contato manual da seiva da alamanda e do jasmim-manga. Esta é cáustica e irritativa quando entra em contato com as mucosas, por isto,lavar as mãos depois detrabalhar no jardim é essencial.

Abraços,

Data da pergunta: 11/10/2011 9:05:10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *