Pergunta de Fabio Pastor

Nome: Fabio Pastor
Cidade: Nova Iguaçu – AC
Pergunta: Oi Pessoal.
Eu sempre gostei de plantas e tenho varias frutiferas no meu quintal como Jambo roxo, manga espada, caju, graviola,Jaca, acerola, limão, entre outas mas a fruta que eu mais espero que é o Sapoti e não estou tendo bons resultados: Eu plantei esta muda enxertada e de procedência boa já faz uns 4 anos e desde o primeiro ano ela floresce e não segura fruto algum. No inicio eu imaginei que fosse por conta do porte da arvore que ainda era quase uma muda +- 1,00 m e como é uma arvore de crescimento lento então aguardei. Agora ela já esta com quase 3,00 m e bem vistosa carregou de flores na ultima temporada e ai fiquei todo animado mas no final não segurou nada. Minha pergunta e o que eu estou fazendo de errado? “já pensei até que o problema pode ser eu que fico pastorando as flores e por isso não viram frutas”
Eu faço adubação regular com farinha de ossos, faço uma correção anual com calcario dolomitico e a ultima adubação que fiz foi com NPK 4-14-8 já que eu imaginei que fosse deficiencia de fósforo (lembro tenho outras arvores frutiferas no mesmo quintal que frutificam normalmente).
Peço por favor que alguem me ajude para que enfim eu consiga saborear esta fruta que tanto amo.
Desde já agradeço.
Fabio Pastor – RJ



Resposta:

Fábio, indicamos para você a leitura do material destes links, eles falam um pouco da cultura desta planta e você encontrará os segredos dela.

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/117972/1/00076300.pdf

 

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/424841/1/Ci013.pdf

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 02/05/2013 14:49:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *