Pergunta de erisson

Nome: erisson
Cidade: são paulo – AC
Pergunta: olá raul, tudo bem? tenho um pedido de ajuda, um tanto urgente para vc:

01 – adubei reentemente várias plantas com torta de mamona. depois de 15 dias, as floríferas, adubei com farinha de ossos. pois bem, tenho uma primavera branca que estava com folhagem bonita e algumas flores há algum tempo. agora, não sei se por conta do frio, ela está desanimada, perdendo várias folhas, todas meio murchas…não sei o que fazer. tenho medo de regar e exagerar na água, pois essas plantas não são fãs de regas, estou certo? o que faço? ela já é uma planta grande e, recentemente, amarrei alguns galhos dela perto do caule principal, para dar “forma” nela e que eles cresçam para cima.

02 – tenho uma renda portuguesa que estava linda, cheia de folhas, até uns 20 dias. há algum tempo atrás ela perdeu TODAS as folhas e ficou sem nenhuma. eu aguei, molhei a base dela, as raízes aéreas, mas nada…nem um sinal de verde. será que ela morreu? o que faço?

04 – tenho uma samambaia simples, daquelas compradas em mercado. ela estava super bonita, com folhas verdes, mas agora está secando, as folhas estão secando das pontas em direção a raiz. será o frio? ou ela está doente? uma info importante para vc é que ela não foi adubada como as outras do jardim.

05 – por fim, uma dúvida. tenho três mudas de thumbergia grandiflora. uma delas parece crescer diferente das outras, como se fosse uma trepadeira. queria saber se essa planta existe em arbusto e trepadeira? ou não, é apenas o jeito de uma delas se desenvolver? vc indica algum tipo de adubo para que elas floresçam mais?adubei com farinha de osso, como disse acima, as folhas estão lindas, mas nada de flores.

abs e obrigado pela ajuda



Resposta:

Tudo bem Erisson?,

A primavera, nesta época, fica assim mesmo. Não adianta adubá-la mais. O jeito é esperar.

Sua renda portuguesa pode ter sofrido com as baixas temperaturas, entretanto não acredito que tenha morrido, a não ser que tenha passado por algum estresse. Mantenha-a num local mais quente e borrife-a com um pouquinho de água tépida todos os dias.

Com a samambaia acontece o mesmo, inclusive, no caso especifico, dela há uma adequação a nova moradia.

Existem pouco mais de 280 Thunbergias. As mais conhecidas são: a Thunbergia grandiflora, a T. fragrans, a T. alata e a T.mysorensis, todas elas trepadeiras e a Thunbergia erecta que é um arbusto com uma altura, quando adulta, de 2 metros, mais ou menos. Um fertilizante que pode estimular a florada é o Forth flores.

Abraços,

Data da pergunta: 03/06/2010 15:01:29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *