Pergunta de erisson

Nome: erisson
Cidade: são paulo – AC
Pergunta: Prezado Raul, fazia um tempoq ue eu não passava por aqui. Bem, vamos lá, tenho três perguntas:

01 – alguns de meus vasos estão apresentando uma infestação de formigas. Elas não cortam as folhas (aparentemente) mas infestam os galhos das plantas e mataram uma dipladênia. gostaria de saber se consigo resolver o problema borrifando chá de hortelã nas plantas. qual a proporção de preparo?

02 – plantei na parte de cinma da minah garagem, em uma floreira, algumas mudas de jasmim amarelo, daquele miudinho e pendente. elas pegaram todas, estão bonitas e com folhagem verdejante, mas nunca deram flores. eu plantei na primavera passada e até agora nada. é normal? ou deveria adubar? recentemente (janeiro) eu adubei com um pouquinho de torta de mamona, mas não deu efeito. o que posso fazer? o mesmo, se repete com um pé de brinco de princesa que, apesar da folhagem, não dá flores.

03 – tenho em meu jardim uma jaboticabeira, em um vaso de, aproximadamente, 40 cm. ela está com um tamanho bom, folhas viçosas, muito brotinhos. Queria saber se ela pode se desenvolver em vaso e se pode chegar a dar frutos ou florada. Só para situar, a muda foi feita de uma semente de jabuticaba comum, que comprei na feira.

aguardo as suas respostas, sempre bacanas. Abs



Resposta:

Então Erisson,

Vamos por partes:

1º ferva 50 g de hortelã em 1 litro de água, deixe descansar e pulverize a seguir.

2º a torta de mamona impulsiona o desenvolvimento foliar. Para estimular a floração use farinha de ossos, que é rica em fósforo (28%) e algum fertilizante específico, por exemplo, NPK 00-20-10 + micronutrientes, da Arsil Agroquímica.

3º essa muda pode ser cultivada em vaso, sempre que, na medida em que cresce, seja transplantada para um com maior capacidade. A frutificação de uma jabuticabeira obtida por semente é de, no mínimo, 7 anos, podendo demorar até 15, dependendo de fatores climáticos, adubação adequada e, principalmente, um bom suprimento de água.

Até a próxima, um abraço,

Data da pergunta: 23/04/2010 19:20:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *