Pergunta de erisson

Nome: erisson
Cidade: são paulo – AC
Pergunta: olá raul…mais uma vez mando uma perguntinha. Essa é mais fácil:
Primeiro, vi um vídeo onde vc ensina a fazer um arranjo com dois vasos, um dentro do outro.
Achei bem legal. A minha pergunta é: o procedimento que vc usou para “montar” o vaso é o ideal para qualquer tipo de vaso que vamos montar, ou só para aquele tipo de arranjo? Vi que usou carvão e outros componenetes. Sempre que eu montar um vaso de um porte maior eu devo seguir aqueles passos?
Segundo, eu tenho algumas plantas que comprei em vasos pequenos (ex: a flor de cera). Acontece que elas estão se desenvolvendo super bem e, no caso dessa que citei, os ramos estão se espalhando e enrrolando em tudo. Eu queria transplantar para um vaso maior e dar suporte aos ramos (ou posso deixar pendente?) mas tenho muito medo de machucar a planta ou de ela morrer. Qual é o procedimento ideal para fazer o transplante de uma planta já adulta que está indo bem sem ela sofrer ou até mesmo vir a morrer? Quais as dicas para cuidar dela e ela continuar linda?

Muito obrigado e cointinue mandando bem no site!



Resposta:

Oi Erisson,

O sistema de drenagem que expliquei no vídeo, dá resultados convenientes para qualquer planta.

No caso da flor-de-cera (Hoya carnosa), deve cultivá-la à meia-sombra, com um suporte ou arames, para que ela possa comportar se como trepadeira; normalmente esta espécie vive muito tempo no vaso original, mas, em caso de transplante à um vaso maior, tome o cuidado de não danificar o torrão de terra, para não expor as raízes.

Abraços,
 

Data da pergunta: 29/01/2010 21:33:55

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *