Pergunta de erisson

Nome: erisson
Cidade: são paulo – AC
Pergunta: Raul, tudo bem?
Voltei e preciso de sua ajuda novamente.

01 – lembra do caso das minhas peixinhos que foram atacadas por podridão? Pois bem, eu borrifei calda bordalesa nelas e apliquei o calcário dolomítico. No entanto, como eu não consegui borrifar o calcário, eu apenas dilui em um pouco de água e coloquei no vaso. Uma delas está bem, mas a outra está sem folha nenhuma…será que vai brotar? Eu fiz certo com o calcário (ele não se dilua a ponto de eu usar o borrifador)

02 – bom, parece que consegui salvar a primavera da ferrugem, assim como as dipladênias. Esse feriado fiz o transplante das dipladênias, mas hj uma delas apresentou uma folha com mancha de novo…acha que devo borrifar cupro da Dimmy novamente? Tenho medo de exagerar, pois elas estão até com as folhas meio azuladas.

03 – E ainda sobre o Cupro, eu apliquei cupro em todo meu jardim, incluindo uma linda alamanda roxa, que estava com botões. O problema é que as flores acabaram não abrindo e cairam e, além disso, as folhas estão meio amareladas. Será que exagerei no cobre? Será que o cobre fez mal para ela?

Ai Raul, tenhoq ue lhe confessar, é muito difícil cuidar das plantas quando elas ficam doentes assim, tudo ao mesmo tempo, pois fico agoniado em ver as coitadinhas definhando.
Enfim, conto com seus sábios conselhos.
Abs e obrigado



Resposta:

Caramba!, Erisson,

 

Vejo que suas plantas lhe tomam bastante tempo e, de algum modo, são belos instrumentos para minimizar as fadigas do dia-a-dia. Mas elas existem exatamente para isto: aliviar o nosso estresse e compensar a dedicação com folhas e flores bonitas.

 

O calcário é polvilhado diretamente no solo, afofando em seguida para inteirar-se a ele.

 

Nem imagino se essa muda irá brotar, tomara que sim.

 

É melhor retirar a folha manchada. suspenda as pulverizações.

 

As alamandas precisam de sol e poucas regas (não aceitam solos encharcados).

 

Abraços,

Data da pergunta: 12/03/2011 2:25:32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *