Pergunta de Erisson

Nome: Erisson
Cidade: São Paulo – AC
Pergunta: Oi Raul,

Já virei freguês do site e ando muito empolgado com minhas plantas. A primavera melhorou muito o aspecto delas. Bom, tenho três perguntas e espero que vc possa ajudar:

01 – tenho uma varanda na frente de casa de uns quatro metros. ela recebe sol pela manhã, em torno de duas horas. é bem iluminada e ventilada. na varanda eu tenho as seguintes plantas: gerânio, ametista, buchinhos, antúrios, alocássia, maria sem vergonha, afelandra, agave, poinsétia, espada de são jorge, brinco de princesa, lírio da paz. Queria saber se alguma delas deve ser mudada de lugar e se devo adubar de alguma forma especial para darem flores (o lírio está dando flor). Tenho tb uma lágrima de cristo, sem flores!

02 – tenho uma pequena jardineira com mudas de maria sem vergonha que comprei num viveiro. preparei a floreira, coloquei a terra, adubei com adubo líquido, No começo ficaram bonitas e deram flores, mas agora estão com os botões caindo (ela dá flor, mas cai antes de abrir) perderam folhas, pararam de crescer e estão bem desanimadas. Elas tomam sol umas duas horas por dia e luz indireta. Estou fazendo algo errado? Já tentei adubar com adubo líquido e nada. Me ajuda!

03 – recentemente peguei na rua algumas sementes de escova de garrafa Queria multiplicar essa árvore. como proceder com as sementes? qual a melhor forma de fazê-las germinar. Peguei logos após as flores secarem e guardei num envelope de papel.

Muito obrigado e forte abraço



Resposta:

Que legal Erisson.A gente também está empolgada com o retorno de vocês!

Vamos lá. As plantas floríferas da varanda podem ser adubadas com NPK 10-30-20 da Peters; esse produto acelera o florescimento, aumenta o tamanho dos botões e melhora a cor das pétalas. As outras podem ser estimuladas com NPK 10-00-00 + cálcio, magnésio, enxofre e cobre, da Ultrafértil.

Suspenda a adubação da maria-sem-vergonha (qual foi o adubo líquido que usou?)apenas regue generosamente. As sementes da escova-de-garrafa devem ser semeadas agora, em um canteiro ao ar livre, a meia sombra, em um substrato finamente peneirado e misturado a 30% de areia. Logo após deve ser irrigado com orvalho fino.

Ate a próxima!
 

Data da pergunta: 28/10/2009 15:20:02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *