Pergunta de Elias de Oliveira

Nome: Elias de Oliveira
Cidade: tabapora – AC
Pergunta: olá tenho um cerca de 12 pes de laranjeiras ja com 5 anos de idade são mudas que adquiri em um viveiro com proposito de serem de boa qualidade, porem elas produziram bem o frutos tiveram um exelente desenvolvimento, mas eles não produz caldo satifatorio porem tem cerca de 15% a 25% de caldo. oque devo fazer tem tratamento



Resposta:

Olá Elias. Só comprar uma muda de qualidade não é garantia de sucesso na produção. As plantas requerem cuidados constantes quanto ao controle de pragas e doenças, adubações e, se possível, irrigação quando necessário.
Existe a probabilidade de terem sido atacados por amarelinho, essa doença é mais severa em plantas novas, que produzem frutos pequenos, duros, e pouco suco, geralmente azedo.
O agente é uma bactéria, que vive no tronco da planta. O pé afetado apresenta folhas amarelas e quando amadurecem, surgem pequenos pontos marrons claro. Continuando estas lesões tornam-se necróticas, de coloração mais escura e um pouco saliente.
A doença não deixa que os frutos desenvolvam ficando duros e secos. A disseminação da bactéria se dá através das cigarrinhas dos cítricos.
Como medidas de controle recomendam-se: manter o pomar com o solo limpo, capinado e estar atenta para determinar a presença de cigarrinhas e focos iniciais da doença. Plantas com menos de quatro anos com frutos pequenos, tornam-se irrecuperáveis. Pode os ramos, cerca de 50 e 70 centímetros a partir da última folha inferior com sintomas, utilize inseticidas com aplicação quinzenal, no período em que as plantas estiverem emitindo novas brotações.
Se possível consulte um agrônomo da Emater ou de alguma casa agropecuária, para um suporte melhor com a indicação dos defensivos mais eficientes e menos tóxicos.
Abraço, Jardim das Ideias STIHL
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 22/07/2013 20:10:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *