Pergunta de Diva Barreto de Oliveira

Nome: Diva Barreto de Oliveira
Cidade: João Pessoa – AC
Pergunta: Tenho umas mudas de Orquídea Bambu junto ao muro e plantadas em jardineiras, só q ela não estão florindo e esta saindo novos olhos da planta na sua superfície. O que devo fazer p ela voltar a florar e o q faço com esses novos olhos que estão saindo, posso fazer outras mudas da planta?



Resposta:

Oi Diva,

 

A orquídea-bambú (Arundina bambusifolia) floresce mais intensamente quando cultivada a sol pleno. Como a grande maioria das orquidáceas, prefere umidade ambiente elevada e um substrato ventilado, mas nunca encharcado. Regas uma vez ao dia, preferencialmente no inicio da manhã ou no final da tarde, quando os estômatos das folhas estão abertos e receptivos a nebulização úmida do ar, absorvendo melhor os nutrientes.

Recomendo, para aumentar a floração, um reforço maior no Fósforo (P) e pouca coisa a mais em Potássio (K), a fórmula 10-30-20 é ideal. Se não encontrar essa fórmula em João Pessoa não há problema, compre algo similar, tipo NPK 4-14-8.

Uma adubação orgânica composta por farinha de ossos ou de ostras, substituindo o Fósforo(P) e cinzas de madeiras no lugar do Potássio (K), são uma excelente variante de adubação, para ajudar o florescimento dessas orquídeas.

 

Para multiplicá-las divida as touceiras ou use as estacas-ponteiro das brotações laterais.

 

Abraços,

Data da pergunta: 09/11/2011 10:35:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *