Será que minha palmeira está morrendo?

Nome: Deisi
Cidade: Cdia – SC
Pergunta: Olá. Tenho uma Rafis plantada num jardim externo e pega sol durante toda tarde. Mudei algumas hastes para um jardim onde só tem sombra. Ela está secando, ela brotará de novo com o tempo ou corre o risco de ela morrer de vez? Aguardo

Resposta: Olá, tudo bem?
Para replantar utilize as mudas! Em relação ao surgimento das folhas amareladas, pode ser falta de uma adubação, ar condicionado ligado, falta de água, ou algum outro problema. Primeiramente
retire os galhos que possuam folhas amareladas e com problema. Faça também uma adubação com terra rica em matéria orgânica, verifique ainda se o vaso possui uma boa drenagem evitando o acumulo de água no fundo do mesmo.

Espero ter ajudado.

Fágner Henrique Heldt – Biólogo

Um comentário
  1. Tenho uma palmeira ela não está no vaso e sim na terra mas está com as folhs quse todas amarela. Ela está morrenso ?

    1. Olá, Vanda. Ela pode estar morrendo ou passando por algum estresse no metabolismo. Se não há nenhuma folha verde e saudável isso é um sinal de alerta. Como está a terra? Ela está plantada neste local há muito tempo ou foi recém transplantada? Você pode ajudar ela a se recuperar, adubando a terra ao redor do tronco a cada dois meses e regando uma vez por dia, nos dias mais quentes.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  2. Bom dia!!!
    Tenho uma Palmeira que está no vazo grande na minha sala , algumas folhas estão crecendo e ficando queimadas,outras ainda estão verdes, verifiquei a terra e está muido molhada,ela pode está morrendo. O que posso fazer apara ela não morrer> obrigada

    Obs: alguns tonco dela está podre e com alguma manchas (pinta) brancas

    1. Olá! De fato, o excesso de umidade na terra deixa as palmeiras com este sintoma de podridão, com manchas brancas e marrons, como se estivessem com fungos. Quando as raízes estão apodrecendo aparecem também cogumelos na terra e na base das plantas. Você pode esperar a terra secar um pouco mais antes de regar, regar com menos água, podar as folhas mais feias, melhorando o aspecto geral da planta. Se possível, faça uma adubação a cada 3 meses, usando adubo em pouca quantidade, para estimular a planta a ficar saudável e forte. Se o vaso estiver longe da janela, a planta pode estar sofrendo também por falta de luminosidade, então pode ser melhor reposicionar, deslocando a planta para mais perto da janela ou em outro cômodo, onde tenha mais claridade e até um sol fraco.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  3. Tenho uma palmeira real e estava com as folhas muito proximas da fiação. Foram podadas e agora parece que está com problemas no caule, como se estivesse morrendo. Como devo proceder?

    1. Olá, Karin! Caso ela não tenha outras folhas ou sinal de brotação/emissão de folhas novas, é possível que esta poda tenha afetado muito a planta. Ela precisa de folhas ativas para se manter viva. Nos mande uma foto para que possamos avaliar melhor a situação e assim te passar uma recomendação mais completa.

      1. Minha amiga me deu uma palmeira fênix que era dela, porém a palmeira ficava na área externa… Quando ela me deu, mudamos a palmeira de vaso, e na minha casa ela passou a ficar na área interna pois moro em apartamento. Mas percebi que as folhas estão secando, e quanto mais eu corto mais elas secam, já está bem pouquinho. Como salvar minha palmeira ?

        1. Olá, Andressa. Ela deve estar se acostumando ao novo ambiente, com a nova iluminação. É importante que você mantenha o vaso no local mais arejado e iluminado do apartamento, bem na janela, assim a planta poderá melhorar. É recomendado observar a umidade da terra, para não encharcar demais e também evitar períodos de “seca”, pois essas oscilações causam estresses nas raízes e também causam as folhas secas.
          Logo após a mudança de ambiente a planta costuma perder algumas folhas ou ficar mais sofrida. Nos mande uma foto dela, para verificarmos como ela está e assim poderemos te recomendar mais cuidados.

          1. Me ajude ganhei uma palmeira fenix de uma amiga ela retirou do seu jardim ficou uns três dias numa calçada enfim busquei e plantei no meu jardim porém as folhas estão marrom e murchas será que ela morreu ?

          2. Olá, Marlene! Estes sintomas são típicos de quando a planta passou por um estresse. Siga cuidando dela, e garanta que ela receba água regularmente, porém sem encharcar. Ela pode se recuperar. Qualquer dúvida, seguimos à disposição!

  4. Tenho uma muda da palmeira azul de 1,60 ainda está no vaso, vou transferir para terra, mas ela estava com dois brotos e acabaram apodrecendo e saíram do meio da planta, essa meio que se forma para saída das folhas, acumula muita água e não sai, só se eu tirar com a ajuda de um pano, esse acúmulo é da água da chuva, o que posso fazer para resolver esse problema, está apodrecendo as outras folhas.

  5. Tenho uma fenix em solo bem umido, as folhas começaram a secar muito rapidamente. Aina tem folhas verdes, mas apenas no centro da fenix. Será que ela esta morrendo?

    1. Olá, Luana! Pode ser que ela esteja passando por um estresse fisiológico, quando os tecidos colapsam e a planta não consegue absorver água e nutrientes, mesmo em terra úmida. Verifique como estão as raízes dela, pois pode ser possível replantar e colocar uma terra nova, para ela revigorar.

  6. Troquei minha palmeira raphis de vaso e resolvi “desemaranhar” as raízes. Achei que deveria soltar aquele bloco de terra compacto envolto por essas raízes crente que fazia o melhor para a minha palmeira, porém desde então vejo entristecida suas folhas amarelarem dia após dia… Temo ter afetado sua integridade e não sei o que devo fazer para recuperá-la. Já a tenho há um 15 anos e fico angustiada em pensar que posso perdê-la… Por favor me ajude a ajudá-la!

    1. Olá, Valquiria! As raízes são estruturas bastante delicadas e sensíveis. Geralmente quando mechemos nas raízes, por menos que seja, são causados estresses e a planta pode levar semanas para se recuperar. Siga cuidando dela, mas cuide para não alterar a forma como ela vinha sendo tratada. Evite novas mudanças bruscas, como o local, a luminosidade, a quantidade de regas, etc.

  7. Olá, tenho uma raphis, que foi replantada/ separada, uma das raphis está linda a outra está com as folhas murchas, será que está morrendo, o que posso fazer??

    1. Olá, Patricia. Provavelmente houve algum dano nas raízes no momento do transplantio. Siga regando a terra, sem encharcar e observe sua recuperação. Evite que ela fique posicionada onde há vento. Em breve ela deve melhorar.

  8. Boa tarde comprei algumas palmeiras Di Locuba, coloquei nas covas substrato, sigo aguando as mesmas diariamente, porém vejo que estão perdendo as folhas.Tem 17 dias que estão plantadas.É normal?

    1. Olá, Pablo! Poderia nos mandar uma foto para verificarmos o que pode estar acontecendo com ela? Lembre de conferir se a terra está com boa drenagem, sem excessos de água nas raízes.

  9. Comprei na segunda 4 Palmeiras excelente, porém vejo que algumas folhas dela estão aparelhadas, elas estão morrendo? Rego elas 1 dia sim 1 dia não… estão plantadas na calçada de casa.

    1. Olá, Michel. Logo após o plantio é recomendado que as regas sejam mais frequentes, até duas vezes ao dia, estimulando as raízes ao novo local. Esperamos ter ajudado!

  10. Ganhei uma palmeira de um vizinho, um areca de locuba, já estava com 6 metros. Como ele precisava que tirasse rapidamente a planta, o processo não fui muito correto. Ela foi replantada há dois meses, todas as folhas morreram, mas continua verde no centro. Será que ainda pode viver? Devo molhar bastante?

    1. Olá, Douglas! Ela deve se recuperar até a próxima primavera. Evite que ela fique sem água por longos períodos. Evite regas excessivas, mas molhe a cada 2 dias, se possível. Faça uma adubação com húmus de minhoca ou biofertilizante líquido, diluído em água, aplicando ao redor da planta, regando bem na sequência. Faça uma poda, retirando folhas secas, sem danificar a planta.

      1. Tenho uma Fenix que está em um vaso. Ela começou a apresentar folhas como se tivesse sido devoradas por um gafanhoto ou outro inseto, com as bordas de onde foi devorado escurecidas. As folhas que não foram comidas, amarelaram rapidamente e começaram a secar. O centro dela ainda possue um pouco de verde, mas estou com medo dela morrer. Já bati um veneno nela para não ter mais ataques de animais e insetos, porém não sei se ela vai resistir e sobreviver. Replanto ela para outro vaso com outro substrato e adubo ou ela já morreu?

        1. Olá, Katia! Evite colocar adubos e outros produtos nesta fase de dano. Poderia nos mandar uma foto da sua planta para podermos verificar o que pode ter acontecido e te recomendar as melhores formas de tratamento para ela?

  11. Bom dia, tudo bem?
    Estou a 2 meses com a minha ráfia replantada… Comprei e coloquei em um vaso maior. Porém, ela está apresentando algumas manchas marrom escuro em formato de círculos. Não está com folhas secas, mas não estou conseguindo identificar a causa deste problema. Poderiam me auxiliar? Posso aduba-la?

    1. Olá, Rebecca. Estes sintomas são comuns em casos de infecção por fungos. Cuide para não deixar a sua palmeira com excesso de água ou em ambiente escuro. Ela prefere sol fraco e muita claridade. Pode adubar, pelo menos a cada 3 meses. Cuide para não usar adubo em excesso, então siga à dose recomendada no rótulo do adubo que você escolher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *