Pergunta de Celio Valdir da Veiga

Nome: Celio Valdir da Veiga
Cidade: curitiba – PR
Pergunta: Eu tinha em meu quintal a cerca de três anos dois pés de limão do tipo Taiti e Rosa que secaram derrepente, hoje um pé de Araçá jovem no mesmo quintal está secando, suas folhas estão descascando e o galhos secando, no caule parece que tem um fungo nas cascas.
Tenho também um pé de Ipê amarelo na calcada que deu uma boa florada, mas agora algumas folhas estão ficando escuras e enrolando, percebi um galho grande seco.
Meu quintal pode estar contaminado com alguma praga ou fungo?
O que eu posso fazer para salvar as arvores?

Obrigado, Célio Veiga



Resposta: Olá Célio,

Lamento pelas suas árvores, mas é possível haver alguns fatores que podem estar ocorrendo, dentre eles a possibilidade de alguma falta de nutriente no solo ou falta de zinco e manganês, nesse caso é interessante procurar a ajuda de alguma pessoa capacitada para verificar para o senhor.  Ou até mesmo como disseste, algum fungo pode estar afetando de maneira acentuada as árvores.
No seu caso o que me chama a atenção é que em um primeiro momento foram duas plana de 
citrus que apresentaram problema e depois outras plantas. Por essa razão acredito que seja uma composição do solo ou fatores climáticos que estão atuando de forma mais intensa. Mas, de todo modo, sugiro que além da verificação da adubação do solo e da possível presença de fungos, faça uma solução de água e álcool etílico em mesma proporção e coloque em algodão (embebecendo-os) e então coloque esses algodões em galhos mais grossos nos vincos. Essa medida tem a finalidade de espantar pulgões que podem estar contribuindo para o definhamento das plantas.  

Espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt
Biólogo
Data da pergunta: 19/01/2015 17:18:01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *